Como te sentares corretamente no trabalho
Índice do artigo
- Cómo sentarse correctamente en el trabajo o en casa
- A cadeira como elemento primordial
- A cadeira ideal para te sentares corretamente no trabalho
- Como te sentares corretamente no trabalho?
- Ergonomia na hora de te sentares corretamente
- Problemas gerados por não te sentares corretamente
- 5 atitudes negativas e suas recomendações para melhorar a postura
Uma má postura sentado pode causar-nos muitos problemas, por isso vamos ver como te sentares corretamente no trabalho. Damos-te conselhos e truques para conseguires uma postura correta que te evite desconforto nas costas e outros problemas derivados de um sedentarismo prolongado. Além disso, lembra-te que manter uma postura adequada não só beneficia a tua saúde física, mas também a tua produtividade e bem-estar geral no ambiente de trabalho.
O ser humano dedica um terço do dia às atividades laborais. Independentemente do tipo de trabalho que realizemos, passamos muitas horas por dia a trabalhar. Nos deparamos com um grande número de trabalhos realizados de forma sedentária. Mas também, voluntariamente, dedicamos muito tempo de lazer e recreação a estar sentados em frente à televisão, ao telemóvel ou ao computador. Passamos assim muito tempo imóveis com posturas que vão transformando a nossa estrutura óssea e muscular. Isso traz repercussões negativas na nossa saúde, como lesões ou patologias que afetam diariamente o nosso bem-estar. O nosso corpo está desenhado para nos manter em constante movimento. Então estar prolongadamente sentados produz alterações significativas. Estas manifestam-se em dores nas costas, pescoço e ombros e no desgaste da coluna vertebral.
Cómo sentarse correctamente en el trabajo o en casa
Desde crianças somos educados para manter uma boa postura ao sentar ou ao levantar, devido ao impacto exercido nas nossas costas. Por isso, independentemente do trabalho que realizemos, o elemento central será sempre a cadeira executiva. Pois tem um papel relevante para executar as nossas atividades. E ajudar-nos-á a sentarmo-nos corretamente no trabalho, em casa, na escola... resultando muito mais fácil.
A cadeira como elemento primordial
Sejas um designer de interiores, um rececionista ou um condutor de veículos, todos têm em comum a cadeira como elemento de trabalho. A cadeira e banco de trabalho está catalogada como uma ferramenta básica, a partir da qual se realizam tarefas de diferentes naturezas. E passar tantas horas sentados afetará a nossa coluna, mas também outras partes. Pulsos, braços, pernas, circulação... tudo pode ser afetado por uma má cadeira. Aqui também nos deparamos com ocupações que se desenvolvem num escritório. Desde rececionistas, atendendo a todo o público, até funcionários públicos e privados realizando tarefas administrativas. Onde se utiliza um computador durante longas jornadas. Mas também designers, arquitetos, engenheiros que utilizam grandes mesas de design para colocar em prática a sua criatividade. Sem esquecer condutores de veículos que se dirigem a curta ou longa distância enfrentando um ambiente diferente. Longas horas frente ao volante exigem uma postura para estar alerta e responder a qualquer situação. Ser consciente da importância do uso adequado de uma boa postura ao sentar-se repercute no estado de saúde dos trabalhadores. Além disso, ajuda a empresa, diminuindo as ausências e aumentando a produtividade dos empregados. Por isso, investir numa cadeira ergonómica de acordo com o tipo de trabalho é fundamental.
A cadeira ideal para te sentares corretamente no trabalho
A cadeira perfeita é aquela que pode adaptar-se às nossas características morfológicas. Por isso, devemos optar por escolher uma que se ajuste à altura do assento e do encosto. Mas também à inclinação deste último. Que esteja provida de rodas nas suas pernas para facilitar o deslocamento para a mesa de trabalho. Não esqueçamos que o material que a reveste não permita o deslocamento de quem se senta. A cadeira deve adaptar-se às tuas necessidades. Para isso, deverá regular-se a altura. Tendo em consideração que os pés não fiquem pendurados e que os teus joelhos fiquem alinhados horizontalmente. Devemos colocá-la o mais perto possível da mesa escritório para manter a postura reta. E evitar que a mesa esteja fechada na parte de baixo, impedindo uma boa posição das pernas. Devemos considerar que estas tenham apoios para os antebraços, e assim os pulsos possam descansar enquanto não se trabalha com as mãos. Não podes esquecer o encosto. Para a maioria dos especialistas, este deve ser reto, e deve chegar à altura da omoplata. No entanto, outros indicam que o mais conveniente é respeitar a curvatura das costas. Por isso, a nossa cadeira deve conter o arco lombar. Pois o mais importante é sentir que a zona lombar fica protegida e acompanhada em todos os momentos para evitar ter lumbago.
Como te sentares corretamente no trabalho?
Para sentarmo-nos de maneira adequada, e que incida positivamente na nossa saúde, é vital a sincronia de várias partes do corpo. Mas também de vários complementos se trabalhares num escritório. Recomenda-se para isso, manter as seguintes posturas em cada parte do corpo:
- A cabeça: Em ângulo reto, em linha com o pescoço e sem levantar o queixo.
- As costas: Mantê-las coladas ao encosto e a coluna deve estar reta.
- Os ombros: Com uma localização de 90º, devem estar à mesma altura com certa flexão e colados ao corpo.
- Os braços: Em linha reta, acompanham os pulsos na mesma posição.
- Os cotovelos: Localizados num ângulo de 90º, tal como os ombros.
- Os joelhos: À mesma altura que os quadris.
- Os pés: Apoiados completamente no chão.
- As pernas: Sem cruzar, formando um ângulo reto com os joelhos.
- As coxas: As 2/3 partes devem estar sobre o assento.
Ergonomia na hora de te sentares corretamente
Se trabalhamos com um computador, o ecrã deve estar localizado a 40 cm de distância dos nossos olhos. A uma altura que permita manter a cabeça reta de forma confortável. O rato e o teclado à mesma altura dos cotovelos para não forçar as costas. A mesa escritório deve conter o teclado e permitir os cotovelos e antebraços apoiados. Mas se és condutor de veículos, deves sentar-te colocando as pernas num ângulo de 90º com o teu corpo. Isso evitará que tenhas que forçar as costas. Também deves fazer paragens a cada duas ou três horas para diminuir o cansaço na vista. Sentar-te corretamente no trabalho evitar-te-á muitos problemas posteriores. Por isso, vale a pena prestar-lhe um pouco de atenção. E revisar a nossa postura de tempos a tempos.
Problemas gerados por não te sentares corretamente
Quando não mantemos uma postura adequada ao estar sentado, tenderemos a ter várias complicações na saúde. Estas podem ser muito variadas: fadiga na vista, dores de cabeça, problemas no pescoço, ombros e costas. Estes pequenos problemas iniciais podem complicar-se com o tempo. Podem derivar em problemas posteriores como lombalgias ou ciáticas. A zona do corpo mais afetada é a cervical. Também se incide no processo digestivo e respiratório. Até originando episódios de incontinência e contribuindo para a obstipação.
5 atitudes negativas e suas recomendações para melhorar a postura
- Inclinar-se para a tela para poder ver melhor: é melhor aumentar o zoom ou usar óculos.
- Manter-se imóvel por muito tempo: fazer pausas de curta duração. Levantar, caminhar ou fazer alongamentos para relaxar.
- Sentar-se sobre uma ou ambas as pernas: com este movimento limita-se a circulação. Pernas direitas é a postura adequada.
- Fazer movimentos bruscos: move todo o teu corpo ao mesmo tempo para que o pescoço não se lesione. Distribui bem todos os materiais que utilizes, coloca-os ao teu alcance.
- Colocar uma fonte de luz atrás do monitor ou de ti: o reflexo que se gera impede uma visão limpa da tela. Coloca cortinas ou persianas que limitem a entrada de luz solar. Cuida da tua postura, pois assim estarás cuidando da tua saúde a longo prazo