Decoração de um escritório de arquitetura
Índice do artigo
Hoje vamos contar o que ter em mente na decoração de um escritório de arquitetura. Transmitir a imagem correta é sempre importante e, neste caso, ainda mais.
A decoração de um escritório de arquitetura é, sem dúvida, um assunto que requer esforço. Queremos oferecer uma imagem adequada aos nossos potenciais clientes. Uma imagem que os convença a apostar na nossa empresa. Portanto, a decoração do espaço deve ser bem pensada e cuidada nos mínimos detalhes. Para transmitirmos a imagem correta que fortaleça nossa marca.
Como distribuir o espaço em um escritório de arquitetura?
Um escritório de arquitetura deve ser projetado de forma a refletir o status e o nível da empresa. Levando em consideração que é o lugar onde serão atendidos os futuros clientes. Deve ser esteticamente inovador, mas totalmente funcional para os funcionários. Tudo deve fluir de forma coerente. Sem esquecer que a tranquilidade deve fazer parte do ambiente e da decoração.
As empresas de arquitetura podem optar por diferentes formas de distribuir o pessoal na área de trabalho. Dependendo do espaço e também de como trabalhamos. O mais tradicional no setor é que cada profissional tenha seu espaço designado. Pois geralmente prioriza-se o trabalho individual e a redução de distrações. No entanto, existem estudos que permitem que muitos arquitetos trabalhem no mesmo espaço. Favorecendo, assim, o trabalho em equipe e a comunicação. Esta é uma estratégia em tendência porque permite economizar custos em comparação com cubículos divididos por paredes.
A ideia principal que devemos ter em mente é a facilidade e o acesso às ferramentas e materiais necessários. Todo o nosso time deve ser capaz de trabalhar confortavelmente e ter todos os recursos necessários para isso. Hoje em dia, graças à digitalização e ao trabalho online, essa tarefa pode ser realizada até mesmo de casa. Trabalhando em equipe por meio de sistemas que permitem compartilhar o trabalho, o progresso e seguir uma agenda coordenada. Tudo isso facilita não precisar de tanto espaço nos escritórios.
Para ter um escritório de arquitetura totalmente funcional, é necessário contar com um espaço para exposições de trabalhos para os clientes. Salas de reuniões onde diferentes maquetes podem ser mostradas fisicamente ou virtualmente. Também é necessário ter espaços para trabalho em equipe, tanto formal quanto informal. A cada dia na decoração de um escritório de arquitetura, leva-se em consideração a criação de espaços confortáveis e inspiradores onde nossos funcionários possam trabalhar de forma menos rígida.
Elementos da decoração de um escritório de arquitetura
Existem diferentes elementos que devemos considerar ao decorar o espaço. Os elementos internos devem ser selecionados de acordo com os valores que a empresa representa. Para que a personalidade da marca fique clara para os clientes e funcionários.
Luz natural
A luz é considerada a melhor aliada do arquiteto. Portanto, devemos maximizar a luz natural no espaço de trabalho. E usá-la a nosso favor para criar amplitude. A luz artificial também deve ser considerada, para cobrir os espaços que precisam de mais luz ou momentos do dia em que ela seja necessária. A escolha das janelas a serem instaladas no local influenciará na luz natural. As melhores janelas são aquelas que permitem a passagem máxima de luz. Devemos posicionar as mesas de escritório de forma que possam aproveitá-la. E então fazer um design com luz artificial que nos ajude durante todo o dia.
Combinação de cores
O uso de cores claras, suaves e opacas está em consonância com a ideia de criar um espaço tranquilo e confortável. Esses tipos de espaços promovem a introspecção e a criatividade. Portanto, as cores mais usadas na decoração de um escritório de arquitetura geralmente são tons de azul claro, cinza e branco. Todas as tonalidades que ajudam na concentração e em um estado de espírito tranquilo.
Os designers conhecem a importância da cor. O tipo de emoções que as cores transmitem nos ajudará a decidir qual é a melhor paleta em cada ocasião. Antes de decidir as cores, é recomendável responder a estas perguntas: - Com que emoções nossa marca se identifica? Talvez tenha alguma cor corporativa que devemos ver como incorporar no design. - Quais cores representam essas emoções? - Como elas combinam entre si?
As cores são sempre importantes, em qualquer tipo de espaço. Mas se torna extremamente importante em uma empresa de arquitetura. Nestes espaços, espera-se originalidade e um design com personalidade. Para isso, devemos cuidar de todos os detalhes, até mesmo das cores.
Ergonomia
Considere os fatores ergonômicos para o desempenho adequado das atividades diárias dos arquitetos e a preservação da saúde. Para isso, estude tanto a ergonomia visual quanto a postura corporal em todos os postos de trabalho da empresa.
Devemos ter em mente que os arquitetos costumam passar muito tempo desenhando. E talvez precisem de mesas que possam ser ajustadas em diferentes alturas, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado. O critério de seleção de móveis e cadeiras deve priorizar a ergonomia e o conforto acima da estética. As cadeiras também devem ser ergonómicas para ajudar a manter a saúde postural.
Espaço de armazenamento
É importante ter um espaço designado para armazenamento. Isso permite que os planos, livros, esboços e trabalhos anteriores sejam organizados e estejam sempre à mão quando necessário. Sempre é melhor ter um local onde todas as informações estejam organizadas e sejam de fácil acesso. E é um tema que devemos prever para reservar o espaço adequado, pois caso contrário podemos ter problemas.
Devemos decidir quanto arquivo imediato cada posto precisa e o que deve ir para um arquivo mais definitivo que será consultado de forma mais pontual. Dessa forma, podemos distribuir as diferentes áreas de arquivo. E escolher móveis e gavetas de escritório adequados a cada necessidade.
Estética na decoração de um escritório de arquitetura
É importante alcançar uma harmonia e combinação estética no escritório. Tanto para as pessoas que trabalham diariamente quanto para os clientes que podem visitar o estúdio. Os visitantes querem ter uma experiência direta do que podemos oferecer como empresa. E o que é melhor do que nossos escritórios para projetar a personalidade da empresa e a inovação arquitetônica que propomos? Você pode conseguir isso mostrando habilidade em organizar o espaço de forma ordenada e atual. Mostrando as qualidades criativas que sua empresa tem para projetar qualquer espaço. E fazê-lo ao mesmo tempo prático e pessoal.
Nossos escritórios são nossa carta de apresentação e devemos cuidar deles nos mínimos detalhes. O importante é a primeira impressão que vamos transmitir. Por isso, devemos começar cuidando da área de recepção e espera. Será o primeiro contato que todos terão conosco e sua impressão pode definir o restante de nossa relação. Projete com cuidado o percurso que os clientes seguirão no prédio até a sala de reuniões, desde a recepção até os corredores que os potenciais clientes irão atravessar. E veja-o do ponto de vista deles, inclua tudo o que você acha que pode agregar valor ou dizer mais sobre nossa marca e nossa missão. Dedicar-se à decoração de um escritório de arquitetura é fundamental para o futuro de nossa empresa.
Manter o escritório devidamente organizado
Para que uma organização seja ágil, ao trabalhar em equipe e ser produtiva, os espaços devem estar organizados. Cada funcionário deve ser responsável pela ordem em seu local de trabalho. Para organizar, podem ser utilizados quadros de avisos ou moodboards para cada equipe de trabalho. Neles, podem visualizar metas, valores, ideias, datas importantes para a organização. E ter tudo de forma muito visual e à vista. Mas lembre-se de que os clientes também podem ver.
Uma das maneiras mais eficazes de economizar tempo improdutivo nas empresas é facilitar o acesso às ferramentas necessárias. Todos devem ter as ferramentas de armazenamento necessárias ao alcance ou próximas. E estabelecer padrões e prazos para organizar e arquivar tudo o que não precisamos mais ter em cima da mesa. Dessa forma, será muito mais fácil e poderemos verificar quem está fazendo isso e quem não está.
Sustentabilidade
As novas tendências nos escritórios nos levam a uma geração mais preocupada com o meio ambiente. Os escritórios verdes estão na moda e vieram para ficar. As empresas de arquitetura devem liderar a mudança e a inovação no design de interiores e exteriores. Por isso, é importante que incluamos esses conceitos em nosso design de escritório e demos aos clientes a possibilidade de vê-los ao vivo. Dessa forma, também estamos fortalecendo nossa marca.
A decoração e o equipamento dos escritórios e estúdios de arquitetura devem ser totalmente funcionais. Pois, além de conquistar os sentidos visuais de nossos clientes, o objetivo é fornecer aos funcionários um espaço que lhes permita ser o mais produtivo possível. Levando em consideração todos os conceitos que revisamos, podemos ter uma decoração de um escritório de arquitetura profissional e prática. Isso nos facilitará tanto o trabalho diário quanto o contato com potenciais clientes na hora de mostrar o que nossa empresa é capaz de fazer.