Porque são tão caras as cadeiras de escritório?
Índice do artigo
Passar 8 horas sentado numa cadeira tem um custo em termos de saúde e desconforto nas nossas costas, ombros, braços, pernas, pescoço... As cadeiras de escritório são tão caras porque podem ajudar a reduzir estes desconfortos. Mas nem todas as cadeiras de escritório servirão para este propósito.
Esta é uma daquelas perguntas que certamente já fizeste a ti mesmo ou ouviste alguma vez. Porque são tão caras as cadeiras de escritório? O que faz com que os seus custos sejam muito superiores aos de uma cadeira normal de casa? Hoje vamos tentar responder a esta pergunta que, como tu, também nos têm feito muitas vezes.
E é que as cadeiras de escritório não são precisamente baratas. Claro que podemos encontrar de muitos preços. Mas quando falamos de cadeiras de qualidade, ergonómicas e concebidas para trabalhar 8 horas ou mais por dia, o preço sobe consideravelmente. E podemos estar a falar de cadeiras de mais de 400 ou 500 euros. Preços que podem parecer exorbitantes se não compreendermos por que são assim. Vejamos porque as cadeiras de escritório são tão caras.
Vale a pena investir em cadeiras de escritório caras?
A nossa resposta é sim. Pensa que é um elemento muito importante para a tua saúde e bem-estar, a que preço valorizas a tua coluna vertebral? Quando falamos de compras importantes para uma casa, habitualmente referimo-nos à cama e ao sofá. São dois elementos em que passamos muitas horas ao longo do ano. Se pensares bem, talvez passes ainda mais tempo na tua cadeira de escritório e, no entanto, não lhe dás tanta importância. É um erro grave!
Porque são tão caras as cadeiras de escritório?
A la hora de escoger una silla de escritorio o oficina los precios suelen ser uno de los temas destacados. Veremos que hay un gran baremo. Desde sillas por 50€ a sillas que cuestan más de 800€. Aquí hay que tener en cuenta distintos factores que encaren las sillas.
Ergonomia
Cada vez mais reconhecemos a importância da ergonomia no trabalho. Quando passas 8 horas por dia na mesma posição, as tuas costas, braços, pernas, pulsos... sofrem esse desgaste. Por isso, é muito importante que a cadeira que utilizas seja ergonómica. E sim, embora todas digam ser ergonómicas, nem todas têm as mesmas funções.
Deves prestar atenção ao tipo de funções que cada cadeira de escritório oferece. Se dispõe de mecanismos para regular em todos os aspetos ou apenas em alguns. Estamos a falar, sem dúvida, de um dos elementos-chave das cadeiras de escritório ou cadeiras ergonómicas. Por exemplo, a cadeira Keystone, uma das cadeiras mais caras do nosso catálogo, mas se te fixares, verás a grande variedade de características que inclui::
- Assento regulável em altura e profundidade
- Sincronização de inclinação
- Ajuste de tensão
- Braços 4D
- Encosto regulável em altura
- Apoio de cabeça 3D (altura, ângulo e profundidade)
- Suporte lombar flexível
Portanto, é regulável em todos os aspetos possíveis e, portanto, oferece a máxima personalização a cada utilizador. Não pode ser a mesma coisa para uma pessoa com 1,80 m que para uma com 1,60 m nem dependendo do seu peso e largura. Por isso, é necessário que a cadeira se ajuste perfeitamente a ti.
Acabamentos
Outro dos aspetos que marca a diferença em porque as cadeiras de escritório são tão caras são os acabamentos. Dependendo do tipo de acabamento, a cadeira fica mais ou menos cara. Por exemplo, o pé da cadeira pode ser em alumínio, muito mais leve e durável, ou em plástico. O tipo de espuma, se é injetada como se utiliza nas cadeiras gamer, também implica um custo mais elevado. Mas garante que não se deformará com o passar do tempo.
O tipo de estofamento que a cadeira utiliza também é um elemento muito importante. As cadeiras de alta gama utilizam estofos em malha de rede de última geração que aguentam muitos ciclos. Isto garante que não se estragarão ao longo de muitos anos. Nem todos os acabamentos em malha são iguais, embora possam parecer.
Também são utilizados tecidos mais nobres como o couro, que podem encarecer muito o preço. Este seria o caso das cadeiras de direção ou pensadas para cargos diretivos. Escolhe-se o couro porque confere nobreza e elegância e é um material respirável que é muito agradável..
Qual a diferença entre uma cadeira operativa e uma cadeira de escritório?
Cadeira de Escritório
A palavra cadeira de escritório engloba todos os tipos de cadeiras para escritório: ergonómicas, operativas, de alta gama, poltronas de direção... Mas também cadeiras de visita ou com quatro pés que são usadas nos postos de atendimento ao cliente. Ou cadeiras pensadas para mesas de reuniões ou reuniões informais. Portanto, seria uma palavra genérica em que encontramos diferentes tipos de cadeiras adaptadas a diferentes usos.
Cadeira Operativa
Por outro lado, cadeira giratória operativa refere-se a um tipo específico de cadeira de escritório projetada para postos operativos. As cadeiras operativas são as cadeiras utilizadas nos cargos administrativos que normalmente são desenvolvidos em frente a um computador. As cadeiras operativas devem ser cadeiras pensadas para 8 horas de trabalho administrativo, mas que costumam ter acabamentos mais simples como os estofos ou malhas de rede.
Também não incluem todas as características que as cadeiras de alta gama incluem. E devemos prestar atenção ao tipo de regulamentos que têm. É importante que, embora sejam mais simples, seja possível regular o assento tanto em altura como em profundidade.
Cadeiras de topo de gama
Finalmente, as cadeiras de alta gama são aquelas que incorporam os designs mais avançados tecnologicamente. Assim como os melhores materiais para proporcionar ao seu usuário um conforto total e cuidar da sua saúde enquanto trabalha. São cadeiras feitas em materiais de primeira qualidade e são utilizadas habitualmente em cargos diretivos e de representatividade da empresa. São habitualmente cadeiras premium de couro e costumam incorporar tecnologia ergonómica.
Esperamos ter-te deixado claro porque as cadeiras de escritório são tão caras: porque são um investimento na nossa saúde. Devemos pensar que se investirmos numa boa cadeira, ela durará muito mais tempo e a nossa saúde estará cuidada. Não mereces cuidar de ti mesmo?