Dicas sobre cadeiras
Carlos Fernández Carbonell

Revestir cadeiras de escritório ou comprar novas?

Partilhar:

Quando uma cadeira se estraga, surge a dúvida se devemos revestir as cadeiras de escritório para reaproveitá-las ou comprar novas. Hoje vamos tentar resolver este dilema para ver em que ocasiões vale a pena revesti-las.

Tem solução? Quando vale a pena revestir as cadeiras do teu escritório

Algumas empresas consideram a possibilidade de aproveitar ao máximo o mobiliário, para o que existe a opção de revestir os móveis. Esta é uma alternativa sustentável e econômica que se popularizou.

No entanto, sabemos que em alguns casos pode ser mais caro e improdutivo, especialmente quando a cadeira que queremos revestir está muito deteriorada e já não oferece o conforto ou apoio que deveria.

Antes de optar por uma opção, avalia as condições da tua cadeira de escritório. Dependendo de cada caso particular, pode ser vantajoso procurar estofamento para remodelar, mas se a cadeira estiver muito deteriorada em outros componentes, será melhor simplesmente descartar este mobiliário e comprar um novo.

Silla Ergohuman piel natural marrón

Por que revestir a tua cadeira de escritório

Não podemos ignorar que estofar móveis tem benefícios, principalmente se percebermos a tempo os problemas que a cadeira apresenta e se for elegível para este processo. Abaixo, comentamos os casos em que é vantajoso revestir as tuas cadeiras.

Personaliza o teu espaço

Quando a cadeira simplesmente necessita de manutenção, mas o resto dos elementos está em bom estado, revesti-la é uma excelente opção. Pode ser a desculpa perfeita para te reinventares a um preço baixo. É a oportunidade para escolher o design que mais gostas, que apoie a tua identidade corporativa. Sempre recomendamos cores neutras ou escuras, para que combinem com o equipamento do teu escritório e não se sujam facilmente. Certifica-te de comprar a quantidade apropriada de tecido para que possas cobrir o encosto, o assento e cada canto das cadeiras.

A internet é a tua melhor amiga

Há muitas ideias e inspiração na rede que podes usar na hora de revestir a tua cadeira de escritório. Milhares de utilizadores partilham DIY (a tendência de fazer tu mesmo as coisas), vídeos tutoriais, a sua experiência e modelos que te podem orientar. Certamente encontrarás tudo o que precisas para revestir a tua cadeira passo a passo e que fique perfeita. Antes de tudo, revisa os vídeos para te informares bem sobre o que precisas e qual é o processo. Se parecer viável, mãos à obra!

Mudanças oportunas

Se quando adquiriste a cadeira não havia muitas opções de estofamento ou não consideraste a imagem corporativa, esta é a oportunidade perfeita para dar um novo ar a essa cadeira que tanto gostas. Tapizar cadeiras de escritório pode ser uma boa solução. Reutilizas uma cadeira que achas útil, ao mesmo tempo que escolhes um estofamento diferente, dando-lhe um novo estilo. O teu espaço de trabalho parecerá renovado sem gastares muito nele.

Silla Enna 

Escritórios em casa

Se trabalhas em casa e não queres gastar muito em estofamento, ou não tens tempo adequado para selecionar material, não te preocupes! Existem muitas opções para revestir cadeiras de escritório. Uma opção é usar retalhos de tecido que tens em casa, para remodelar completamente a cadeira do teu escritório. Esta tendência é conhecida como patchwork e popularizou-se pela facilidade e economia da remodelação. Mas também podes encontrar muitas lojas de tecidos online onde podes obter o acabamento que precisas para a tua cadeira de jogos ou de trabalho.

Várias opções de preços

Não existe um custo claro para revestir cadeiras de escritório, pois depende muito do tipo de tecido, da cadeira, da espuma utilizada... Esta complicação costuma ser a razão pela qual algumas empresas se assustam e preferem descartar o artigo automaticamente. No entanto, existem opções para todos os gostos e orçamentos. Se achas que tens capacidade para revestir as tuas cadeiras de escritório, pode sair-te muito econômico. Recomendamos que adquiras tecidos de qualidade para revestir, tesouras, cola, enchimento e grampos novos.

Enviar para uma oficina pode ser um pouco mais caro, mas te gerará certa garantia e tranquilidade, já que será realizado por um profissional. Por isso, informa-te bem sobre o custo antes de decidir por uma opção.

Participação para revestir cadeiras de escritório

Envolve os teus trabalhadores no estofamento das cadeiras de escritório. Entre todos, podem buscar o material mais adequado. Talvez cada pessoa tenha uma preferência diferente, dependendo de quão quente seja. A ideia é encontrar estofamentos que sejam do agrado de todos. Pode ser uma tarefa divertida que fomentará a participação e te aproximará deles. O trabalho colaborativo é a nova inovação!

Tapizar sillas de oficina

Quando comprar cadeiras de escritório novas

Decidir quando se devem comprar cadeiras de escritório novas é importante. Verifica como está a cadeira, as suas rodas, a sua estrutura, os mecanismos que tem... Se as suas peças estiverem em mau estado, não apenas o estofamento, é hora de a substituir. Mesmo que já não gostemos dela e queiramos adquirir novo mobiliário com características ergonômicas. Felizmente, na nossa loja de cadeiras de escritório, podes encontrar as melhores opções a preços imbatíveis, para que possas remodelar o mobiliário da tua empresa e optar por cadeiras ergonômicas que melhorarão a produtividade.

Desgaste total

O sinal claro que indica quando é hora de fazer mudanças no mobiliário é o desgaste total das cadeiras. Se tiver mais de duas coisas danificadas, não vale a pena reinvestir nela. Mesmo que estejas apegado ao mobiliário, deves pensar de forma funcional para que possas beneficiar. É hora de procurar uma nova companheira de horas de trabalho.

Despesa superior

Senta-te para te organizares e começa a fazer contas. Tens de te concentrar na lista de prós e contras, consultar várias opções e decidir o que se ajusta ao teu orçamento. Se o estofamento ou a manutenção em geral forem mais caros do que comprar uma cadeira nova, definitivamente não é rentável gastar dinheiro na compra de material para revestir. É melhor recorreres a uma oficina. Ou pensar em procurar uma nova cadeira de jogos ou de trabalho.

Tempo de vida da cadeira

Se tiveres a mesma cadeira por muito tempo, talvez seja hora de te despedires do mobiliário e começares a procurar opções no mercado. Durante o tempo em que não remodelaste o teu equipamento, os especialistas têm estado a trabalhar em opções tecnológicas e ergonômicas que beneficiarão a saúde do teu corpo. Certamente encontrarás uma opção perfeita para ti. No mercado, existem uma grande quantidade de modelos e opções de diferentes preços e qualidades. Os concorrentes potenciais seguramente optaram por implementar mudanças na sua empresa, e tu não podes ficar para trás.

Segue a tua intuição

Se estás a fazer esta pergunta, é porque estás a duvidar que revestir vá facilitar a tua vida profissional. É provável que tenhas notado que já não te sentes tão confortável nessa cadeira que antes era perfeita. E o desgaste cobra o seu preço. E uma nova cadeira com espuma de alta densidade e suporte lombar pode ser a melhor solução para o teu problema.

Delega decisões

Podes criar um comité que, de tempos a tempos, faça inventário e revise o estado do mobiliário. Desta forma, otimizarás todo o teu equipamento e trabalharás de acordo com um conceito de conforto. Além disso, eles podem ser os responsáveis por enviar as cadeiras de escritório para estofar ou optar pela compra de umas novas. Envolvê-los neste tipo de decisões pode fazer com que se sintam mais envolvidos com a empresa. Ao mesmo tempo que lhes permitirá ver o custo que representa o mau uso dos elementos do mobiliário como as cadeiras de escritório.

Esperamos que ao ler este artigo, possas orientar-te e avaliar as tuas necessidades pessoais. Lembra-te de que é sempre inteligente considerar a remodelação e a manutenção como plano A, mas que isso não funcionará em todos os casos. Se precisas de ter um bom equipamento de escritório, talvez seja altura de optar pelo plano B, onde a tua nova cadeira virá com opções inovadoras. E certamente que a tua saúde beneficiará com a mudança.