Teletrabalho

Como manter a produtividade no trabalho durante o Natal

Partilhar:

Em seguida damos-lhe alguns conselhos para que possa manter a produtividade no seu trabalho durante o Natal e assim não cair em distrações e atrasos injustificados.

O Natal é uma época muito esperada por todos: chegam as férias, familiares que já não vemos há muito tempo, os jantares de empresa ou com amigos, reunião de família e um enorme etc.

Por um lado, é uma época de alegria e júbilo, mas por outro está provado que pode levar à queda da produtividade no trabalho. A que é que isto se deve? Principalmente a três fatores:

-mais distrações devido aos dias de folga (há mais feriados);

-como consequência, os períodos intermitentes de ida e volta ao trabalho causam atrasos;

-mais ausências por férias.

Isto acaba por se traduzir num ambiente distraído, problemas de última hora que devem ser passados a segundo plano devido às ausências e, como consequência, ocorrem atrasos que podem tornar-se muito incómodos quando terminar a época natalícia.

O que podemos fazer quanto a isto? Na realidade, muitas coisas. Mas vamos enumerar aqui as cinco principais:

Organize o seu trabalho para ser produtivo

produtividade no trabalho durante o Natal

Se não possui uma agenda, está na hora de adquirir uma. Anote nela todas as suas tarefas pendentes e o tempo que irá levar a completar cada uma delas. Se preferir, também pode utilizar o método Pomodoro para ser ainda mais preciso. Assim que tiver feito isto, consulte o calendário e planifique todos os dias que conseguir do mês em questão, deixando alguns espaços para imprevistos e descansos.

Isto ajudá-lo-á a ter uma ideia geral daquilo que lhe espera durante toda a época natalícia e poderá sentir-se mais calmo, sabendo tudo o que tem para fazer e o tempo com que pode contar durante esse período.

Fale com os seus colegas para acordar as férias

produtividade no trabalho durante o Natal

Todos temos direito a férias e ainda mais nestas datas tão especiais. Porém, é preciso ser proativo e chegar a um consenso quanto aos dias disponíveis de cada um e quando gostariam de se ausentar do trabalho.

Em ligação com o ponto anterior, ajudá-lo-á muito saber quando é que os seus colegas têm férias porque assim poderá saber que tarefas devem ser prioritárias antes de estes saírem e que tarefas podem resolver-se mais tarde, sem pressa.

Parece óbvio, mas não seria a primeira vez que a falta de consenso traz problemas a longo prazo por atrasos ou falta de coordenação. Seja precavido e mais tarde ficará grato.

Reveja diariamente a sua checklist

produtividade no trabalho durante o Natal

Antes de começar a trabalhar, e com a agenda que lhe recomendamos antes, sente-se e reflita sobre as tarefas diárias que tem de completar. Este exercício não deve tirar-lhe muito tempo uma vez que já terá anotado no calendário o que tem de fazer nesse dia.

No entanto, este trabalho irá ajudá-lo a manter o foco e a não se sobrecarregar. É normal que as pessoas ao seu redor fiquem mais stressadas do que o normal ou mais irascíveis com coisas que não têm tempo para fazer. Não ceda: organizar as suas tarefas durante o dia, ajudá-lo-á a manter-se focado naquilo que tem de fazer. Verá que mais tarde será a inveja de todos por ser o mais produtivo.

Se poder pedir para ficar em teletrabalho, faça-o

produtividade no trabalho durante o Natal

Embora saibamos que o teletrabalho tenha vindo para ficar no mundo laboral, o certo é que não pode aplicar-se em todos os locais.

No entanto, se poder pedi-lo irá otimizar muito mais o seu tempo no conforto do seu lar e conciliará melhor a sua vida profissional e pessoal ao trabalhar a partir de casa. Faça-o com uma boa cadeira de escritório e um bom escritório amplo. Se puder, solicite o teletrabalho pelo menos alguns dias da semana durante este período. Não ficará afetado pelo ambiente e a sua produtividade melhorará substancialmente.

Reconheça o trabalho dos seus colegas

produtividade no trabalho durante o Natal

Agora, mais do que nunca, a colaboração é fundamental. Muitas vezes estamos tão concentrados naquilo que se faz mal, que raramente reconhecemos aquilo que se faz bem.

Nesta época é especialmente importante reconhecer as conquistas alcançadas durante o ano e felicitar-se por elas. Motivará muito mais os seus colegas e dar-lhes-á um impulso de energia que será útil para enfrentar novos desafios antes do final do ano. E, claro, se tiver consideração por eles, eles também terão consideração por si e também o parabenizarão pelas suas conquistas.

Motivem-se como equipa e poderão fortalecer laços e alianças que farão com que atravessem este período de forma mais produtiva e suportável.

Os nossos conselhos para aumentar a sua produtividade no trabalho durante o Natal foram úteis para si? Na CadeiraEscritorio365 temos diversas ferramentas para melhorar a sua produtividade no seu ambiente de trabalho, com acessórios de escritório, cadeiras ergonómicas e mesas de escritório aptas para um trabalho cómodo e eficaz.

Visite-nos na página web da CadeiraEscritorio365 e consulte todas as nossas ofertas. Não fique sem a sua!