Trabalho em equipe

Conselhos para alugar o seu primeiro espaço de coworking

Partilhar:

Está a pensar em começar a sua primeira aventura empreendedora num espaço de coworking? Damos-lhe aqui alguns conselhos para que inicie este tipo de escritórios partilhados com o pé direito.

É óbvio que iniciar uma aventura empreendedora é um grande desafio. Está empolgado com o seu projeto, já fez todo o planning estabelecido para curto, médio e longo prazo, e talvez até já tenha dois ou três trabalhadores a seu cargo.

Quando já está no ponto em que necessita de planificar com os seus primeiros funcionários de forma mais periódica certos aspetos do seu projeto, significa que já chegou o momento de ter um lugar onde poder reuni-los de forma tranquila.

Nesse sentido, uma opção muito interessante a considerar são os espaços ou escritórios de coworking. Estes, tornaram-se muito populares entre os profissionais que realizam o seu trabalho de forma independente e são oferecidos como uma alternativa bastante barata ao verdadeiro e puro aluguer de um local.

No entanto, nem todos os espaços de coworking cumprem as condições ideais para se trabalhar. Neste sentido, damos-lhe 6 conselhos básicos para que tenha uma base quando chegar o momento de escolher o melhor lugar de coworking para trabalhar com a sua equipa.

1. Estude bem a localização do seu escritório de coworking

E, sobretudo, tenha a sua equipa em consideração. Se forem poucos, é mais fácil encontrar um lugar no qual possam caber bem e deslocar-se comodamente.

Discuta com os seus colegas a possibilidade de diferentes locais e negoceiem qual é o mais conveniente de acordo com o vosso caso em particular.

2. Fixe-se bem no equipamento

Podem até parecer coisas sem importância, mas tanto a distribuição do mobiliário como a possibilidade de contar com material auxiliar em caso de necessidade são aspetos que distinguem (e muito) um espaço de coworking de outro.

espaço de coworking

- o facto de dispor de material de papelaria e armazenamento fará com que não tenha de realizar um investimento extra neste tipo de elementos para si e para os seus funcionários. Se está a começar, é um detalhe que deve ter em conta.

- o mobiliário tem de ser de qualidade e estar em bom estado. Isto é, que seja evidente que houve um investimento no mesmo. Mesas de escritório espaçosas e, sobretudo, cadeiras ergonómicas onde possa estar sentado durante muitas horas sem ter dores de costas.

3. Dê uma vista de olhos à distribuição do espaço

Como são as zonas comuns? Há salas onde é possível reunir? Que equipamento têm as salas? Dispõem de projetores para poder realizar apresentações ou formações para os seus funcionários? Este tipo de detalhes podem supor uma grande diferença entre uma sala e outra.

4. Assegure-se de que existe ligação à Internet

Isto dependerá muito do tipo de tarifa que tenham contratado no dito espaço, mas também da localização da vossa zona de trabalho per se.

Pode acontecer que a velocidade de ligação seja alta, mas se mais tarde descobrir que o sinal é mau na sua área de trabalho, nada feito.

Se além disso a vossa atividade profissional depender muito disto, faça um teste de velocidade de ligação para verificar que tem um rácio suficiente para trabalhar.

5. Com que outros profissionais vais partilhar o espaço?

espaço de coworking

Obviamente, se vai trabalhar num espaço de coworking, vai partilhar o mesmo lugar com diversos profissionais de múltiplas áreas.

Nunca é demais saber que tipo de profissionais são, qual é o seu setor e, sobretudo, se considera que pode ser conflituoso partilhar um espaço com estas pessoas.

Existem casos de pessoas de uma mesma área profissional que, por preconceito ou rivalidade, não conseguem partilhar o mesmo local. Tenha este facto em consideração e fale com a sua equipa se considerar que pode ser um inconveniente.

6. Faça uma estimativa de orçamento

A ideia de alugar um espaço de coworking é precisamente conseguir poupar em tudo o que significaria investir em mobiliário de escritório.

Assim sendo, faça uma estimativa do quanto poderá custar o aluguer de um espaço de coworking em comparação com o que pressupõe alugar um local e comprar os móveis.

Em princípio irá poupar, mas não é inteligente cair na falácia de que não é preciso comparar preços. Pelo contrário, muitos locais de coworking não são baratos devido à sua localização ou aos extras que podem incluir e a diferença de investimento acaba por não ser tão grande quanto se pensa.

Estude tudo detalhadamente e questione-se se lhe sai mais barato alugar um local e adquirir o seu mobiliário do que recorrer a um escritório de coworking. Pense que, no caso de mobiliário, trata-se de um investimento fixo que depois pode utilizar a seu proveito: armários com gavetas, cadeiras de escritório, cadeiras para reuniões, mesas, etc.

No caso de já ter eleito o local, na CadeiraEscritorio365 podemos ajudá-lo. Dispomos de diversos tipos de cadeiras ergonómicas, de escritório, armários com gavetas, etc., para que você e os seus funcionários trabalhem com total comodidade no vosso local.

Visite-nos na nossa página web da CadeiraEscritorio365 e consulte todas as nossas ofertas. Estamos à sua espera!