Teletrabalho

O mito da multitarefa: podemos ser multitarefa?

Partilhar:

Já ouviu falar do mito da multitarefa? Descubra agora o que é a multitarefa e quais são os mitos mais famosos sobre esta capacidade humana.

Provavelmente não é a primeira nem a última vez que ouve falar de todas as coisas boas que advêm de ser um multitarefa.

A verdade é que é um conceito que traz consigo muita controvérsia, uma vez que a evidência científica demonstrou recentemente que a multitarefa não existe, ou pelo menos os seres humanos, na medida do desenvolvimento atual dos nossos cérebros , não são capazes de a desempenhar rigorosamente.

A seguir explicamos porquê.

Para começar, o que é a multitarefa?

No sentido rigoroso da palavra, a multitarefa é a capacidade de realizar várias ações em simultâneo.

Este conceito viu a luz com o desenvolvimento tecnológico. Os nossos computadores, são efetivamente capazes de realizar diversas tarefas em simultâneo. Graças a esta capacidade, podemos carregar e efetuar várias tarefas com o nosso computador sem reduzir a sua capacidade de desempenho.

Por estas razões e pela nossa atual relação próxima com a tecnologia, quisemos transferir esta capacidade de executar tarefas simultâneas para o ser humano, para que uma das competências mais exigidas no local de trabalho fosse ser um perito multitarefa.

Porque é que não podemos ser pessoas multitarefas?

Embora a capacidade de multitarefa seja grandemente valorizada em diferentes campos... a realidade é bastante diferente.

Os seres humanos não são propriamente capazes de realizar duas ações ao mesmo tempo que envolvam as mesmas áreas do cérebro. Podemos fazer ações automáticas tais como respirar e ouvir música, mas não podemos estudar e acompanhar as notificações no nosso telemóvel ao mesmo tempo.

O mito da multitarefa

O que geralmente acontece é que " dispersamos a nossa atenção". Quando estamos numa reunião com a família ou amigos, temos tendência a olhar para o telefone enquanto alguém fala connosco, ou olhamos constantemente para a nossa caixa de emails enquanto estamos a desenhar uma página web.

No entanto, quantas vezes lhe aconteceu estar a falar com um amigo e a olhar para o relógio ao mesmo tempo e depois não se lembrar da hora? Ou, por exemplo, quantas vezes olhou para o seu WhatsApp rapidamente e teve de ler a mensagem novamente mais tarde porque não se lembrava do que dizia?

Isto é uma prova de que as pessoas não são realmente capazes de executar tarefas simultâneas como se fôssemos computadores. Embora gostássemos, na realidade a única coisa que conseguimos com estas ações é comprometer a nossa atenção e não fazermos bem qualquer uma das tarefas que temos a cargo.

Mitos famosos sobre a multitarefa

Por certo que ao longo da vida já ouviu muitas vezes estas afirmações. A seguir vamos-lhe dizer porque é que são mentira.

As mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Na realidade, isto não é verdade. Esta crença está enraizada no facto de durante muitos anos se ter acreditado que o cérebro da mulher era anatomicamente diferente do cérebro de um homem

Contudo, estudos recentes demonstraram não só que esta diferença anatómica não existe, mas também que a amplitude da atenção para a multitarefa entre mulheres e homens é muito semelhante de uma forma muito má: somos todos igualmente maus.

Ser multitarefa fá-lo ser mais produtivo

O mito da multitarefa

Pois é exatamente o contrário, ser multitarefa faz com que se seja menos produtivo no dia a dia.

Com é que isto é possível? Precisamente pelo que já dissemos, "atenção dispersa". A multitarefa provoca uma constante distração da atenção, uma mudança no foco. Isto faz com que o cérebro, ao sentir que está continuamente a alternar entre tarefas, não se concentre em qualquer delas. Porque o cérebro não concentraçao para o trabalho e divide o seu foco de atenção, a execução das nossas tarefas não é 100 % correta.

De facto, demonstrou-se recentemente que a tentativa de multitarefa causa a mesma deficiência cognitiva no cérebro que a perda de uma noite de sono completa. Se prolongarmos esta situação ao longo do tempo, os efeitos na nossa saúde mental são cumulativos.

Ser multitarefa fá-lo sentir-se melhor

Isto tem a sua explicação hormonal.

Quando fazemos multitarefas, estimulamos o nosso cérebro com diferentes ações novas. Isto despoleta a libertação de cortisol, a hormona do stresse e de dopamina, a hormona da felicidade, que nos estimula e nos faz sentir mais felizes, mais rápidos e mais determinados.

Mas se nos faz sentir assim, porque é que é mau? Porque é o que o cérebro faz quando recebe um prazer imediato. É a mesma sensação que se tem quando se come aquele delicioso chocolate com churros, quando se vai para o "próximo episódio" na Netflix ou quando se compra um capricho qualquer na Amazon.

O cérebro está viciado nesta sensação gratificante de curto prazo, por isso procura-a e cobiça-a, apesar de sabermos que não é saudável. 

Esta informação sobre o mito da multitarefa foi útil? Lembre-se de que na CadeiraEscritorio365 estamos a par de tudo o que se refere à produtividade. Por isso concebemos cadeiras de escritório, ergonómicas e gaming com as melhores características, para que a sua capacidade de trabalho não seja prejudicada se tiver de passar longas horas sentado.

Visite-nos agora no nosso site da CadeiraEscritorio365 e descubra tudo o que temos para si. Vemo-nos lá!