Teletrabalho

Técnicas de concentração para o trabalho

Partilhar:

Tem dificuldade em concentrar-se num projeto? A seguir apresentamos quatro técnicas de concentração para trabalho que ajudam a aumentar a sua produtividade.

Um dos grandes males das redes sociais, internet e mesmo já antes a televisão, é que nos distraímos facilmente amiúde. Cada vez mais, temos dificuldades de concentração, vamos para o Instagram e nem sequer temos consciência do que estamos a ver. Para as marcas já é difícil prender-nos a atenção.

Isto, claro, não afeta só o mundo empresarial, onde a concorrência está a tornar-se cada vez mais feroz, mas também áreas mais simples como a produtividade na nossa vida quotidiana. Algumas pessoas têm a sorte de se poderem isolar e concentrar, tanto que até perdem o sentido do tempo, mas a pessoa comum não sabe como manter a atenção fixada num determinado ponto.

A primeira coisa a fazer é desmascarar um mito: a atenção não dura para sempre, como algumas pessoas nos tentam convencer. De facto é bastante limitada.

Existem estudos afirmam que a quantidade máxima de atenção sustentada que se pode alcançar é de cerca de uma hora e meia. Depois disso, o cérebro precisa de ser distraído do que quer que esteja a fazer. Com certeza já notou este facto mil vezes quando andava na escola; no mundo do trabalho é ainda mais acentuado.

O que podemos fazer quanto a isto? Muitas coisas, aqui estão quatro técnicas de concentração para ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho. Tome notas!

Técnicas de concentração para o trabalho

Arranje um objeto que possa manipular inconscientemente

Uma bola de borracha, uma caneta, qualquer coisa em que possa mexer durante uma reunião ou formação; vai ver que se consegue concentrar melhor no que lhe dizem. O resultado é o mesmo se tirar notas.

Porque é que isto acontece? Porque o seu cérebro acumula tensão e com o passar do tempo precisa de " libertar o vapor" noutro ambiente de uma forma passiva. Se der ao seu cérebro essa distração, quer escrevendo ou mexendo num objeto, verá essa tensão diminuir e poderá concentrar-se melhor no que lhe dizem.

Comece sempre com as tarefas mais complicadas

Já deve ter ouvido falar da diferença entre importante e urgente. As tarefas importantes são aquelas que devem ser feitas por causa da extensão dos seus efeitos, à sua relevância e ao interesse a longo prazo que podem trazer. As tarefas urgentes são aquelas que surgem quando há uma crise, o prazo está próximo ou há uma pressa mal resolvida porque as tarefas importantes não se fizeram a tempo.

A maior parte das vezes, as tarefas importantes são sempre as que exigem mais energia, por isso recomenda-se que comece sempre o seu dia completando a tarefa que lhe for mais difícil fazer. Estará mais descansado para lidar com ela e pode então passar para outras tarefas menos exigentes.

Divida os grande projetos em pequenas partes

Quando nos apresentam um projeto em grande escala ficamos assoberbados e nem sabemos por onde começar.

Técnicas de concentração para o trabalho

O normal nesses casos é descobrir que as tarefas começam a ser enviadas rapidamente, a organização está um caos e provavelmente encontra uma lista de tarefas com as quais não consegue lidar.

Perante isto existe uma solução muito simples: pegar nesse projeto, num pedaço de papel e num lápis. Em seguida, escreva qual a próxima ação imediata a tomar neste projeto. Depois descreva a seguinte, a seguinte e a seguinte E assim sucessivamente. Verá que assim vai aumentar a sua motivação e vai assumir esse projeto com maior ímpeto.

Empregue a técnica do Pomodoro

Aproveite os benefícios de utilizar a técnica Pomodoro durante o trabalho. Basicamente, a técnica consiste emdividir o seu tempo de forma ordenada em intervalos de 25 minutos e 10 minutos. Durante 25 minutos fica totalmente dedicado à tarefa em mãos Depois descansa durante 10 minutos.

Repetirá até quatro vezes este processo, normalmente referido como "fazer pomodoros". Depois de ter feito o quarto bloco de 25 minutos, recomenda-se que faça uma pausa mais longa de cerca de 30 minutos, para desanuviar a cabeça e relaxar até ter de enfrentar a tarefa seguinte.

Acha que estas técnicas de concentração são úteis para o trabalho? Estamos certos de que uma vez que as experimente, começará a ser mais produtivo durante o seu dia de trabalho. Não se esqueça que, para além destas técnicas, é importante investir em mobiliário de qualidade, para que as horas em que permanece sentado não prejudiquem a sua saúde.

Na CadeiraEscritorio365 somos peritos emcadeiras de escritório, cadeiras de gaming cadeiras ergonómicas nas quais o tempo passa a correr, sem que se dê conta. 

Visite-nos agora no nosso website CadeiraEscritorio365 e tire partido dos nossos descontos. Vemo-nos lá!