Trabalho em equipe

O que é o burnout ou síndrome do esgotamento profissional?

Partilhar:

Já alguma vez ouviu falar desta síndrome? Na CadeiraEscritorio365, contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o burnout: o que é, como saber se sofre dele e recomendações para lidar com o mesmo.

É inegável que o mundo do trabalho está a mudar. Seja a nível político, tecnológico ou social, a verdade é que as atividades profissionais que desenvolvemos hoje estão muito longe daquilo que era necessário há alguns séculos. O nível de especialização é maior, assim como a complexidade, e a exigência mental é muitas vezes superior ao esforço físico.

Neste sentido, o caráter e a personalidade desempenham um papel importante no lidar com as dificuldades, mas também o ambiente social e laboral em que tem de operar. Se algum destes pilares falhar, os problemas tendem a aparecer.

Tanto que muitas pessoas sofrem da que é conhecida como síndrome de burnout ou esgotamento profissional. Se nunca ouviu falar dele, fique atento a este post e descubra o que é o burnout, como saber se está a sofrer dele e algumas recomendações de ação.

Vamos começar!

O que é a síndrome do esgotamento profissional?

síndrome do esgotamento profissional

A síndrome de burnout ou "síndrome do esgotamento profissional" é um estado mental de um trabalhador que se encontra numa situação extrema de stress, ansiedade ou depressão, principalmente devido ao seu ambiente laboral.

Uma das principais caraterísticas desta síndrome é a sua cronicidade. Por outras palavras, não se tratam de momentos isolados, mas de uma condição contínua ao longo do tempo.

Herbert Freudenberger foi o primeiro psicólogo a descrevê-la, vendo os seus efeitos numa série de assistentes sociais a trabalhar no Bronx, em Nova Iorque.

Embora possa parecer algo isolado, é na realidade um estado mental muito comum, razão pela qual tantas baixas laborais estão frequentemente relacionadas com esta síndrome.

Como saber se está a sofrer da síndrome de burnout?

Para saber se pode estar afetado por este estado mental, aqui estão alguns sinais:

- Tem uma sensação permanente de exaustão, mesmo que durma horas suficientes;

- sente-se um fracasso e tem baixa autoestima relativamente ao seu futuro laboral;

- sofre de uma apatia permanente, um estado em que é indiferente às situações que ocorrem à sua volta;

- tem episódios de ansiedade mais frequentes e está mais irritável;

- comunica pior, seja por preguiça ou por falta de motivação (isto ocorre especialmente em situações complicadas);

- não se mantém a concentração no trabalho e distrai-se muito facilmente, o que resulta numa menor produtividade.

Além disso, qualquer pessoa pode ser vítima deste estado mental. Acredita-se frequentemente que este tipo de condição é mais comum nas pessoas que trabalham perante o público, mas na realidade há muitos fatores que podem desencadear o aparecimento desta síndrome.

Na verdade, foi demonstrado que um mau ambiente laboral, com más relações entre colegas ou com superiores, condições de trabalho precárias e pouco reconhecimento do trabalho são os principais fatores desencadeantes.

Recomendações para a síndrome de burnout

síndrome do esgotamento profissional

O que pode começar a pôr em prática para fazer face a esta situação?

- Na realidade, o ideal é procurar apoio psicológico, especialmente se tiver este tipo de profissional na sua empresa. Fala-lhe da sua situação e ele/ela será certamente capaz de lhe oferecer as melhores soluções.

- Estabelecer hábitos saudáveis é também essencial, especialmente se estiver em teletrabalho. O teletrabalho traz muitas vantagens, como a oportunidade de ter um escritório na sua própria casa (com uma cadeiras de secretária grande só para si e uma cadeira ergonómica condizente) e um horário mais flexível.

No entanto, são paus de dois bicos, porque também se pode ter a sensação de "não estar desligado" e inclusive problemas físicos se não tiver o equipamento adequado. Faça exercício, movimente-se e tenha uma alimentação saudável - os três ingredientes da felicidade.

- Ajuste as suas expectativas, num sentido lato. Muitas vezes idealizámos uma profissão, uma tarefa ou uma situação que mais tarde nos pode desapontar. Ou talvez precisamente o contrário: pensamos o pior de todas as circunstâncias e revela-se uma grande oportunidade de carreira. A vida está cheia de voltas e reviravoltas e, muitas vezes, antecipar demasiado algo que não tenha acontecido é bastante contraproducente.

Já o ajudámos a compreender melhor o que é a síndrome de burnout ou "esgotamento profissional"? Na CadeiraEscritorio365, preocupamo-nos com a sua saúde e queremos que invista em si e no seu espaço de trabalho.

Visite-nos no nosso website CadeiraEscritorio365 e tire partido de tudo o que temos para lhe oferecer para o seu escritório em casa. Estamos à sua espera!