Dicas sobre cadeiras

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Partilhar:

Quer conhecer as cadeiras de escritório mais famosas da história? Apresentamos-lhe 5 modelos que certamente o inspirarão.

Em muitas ocasiões, quando visitamos os nossos amigos ou familiares, há sempre algum elemento da suas casas que chama a nossa atenção: uma mesa, uma flor, um sofá gigantesco ou, porque não, uma cadeira com um design peculiar.

Neste sentido, há muitos designers ou arquitetos de interiores que nos surpreenderam, em mais do que uma ocasião, com as suas criações. Num post anterior, já mencionámos algumas das cadeiras mais interessantes do mundo, onde se incluía a cadeira de garfo ou a cadeira de garrafas de plástico, entre outras.

Mas no mundo do design existem sempre algumas bases, e as cadeiras há muito que estabeleceram as suas. Tal como quando menciona chester todos sabem que se refere a um sofá com uma forma específica, neste post vamos dar-lhe a conhecer alguns dos designs de cadeiras de escritório mais famosos da história.

Assim sendo, a partir de agora, quando mencionarem lounge, saberá de que modelo estão a falar.

Cadeira de escritório Aeron

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Apesar do passar dos anos, a cadeira Aeron continua a ser um verdadeiro ícone, sendo muitas vezes protagonista em muitos filmes e séries americanas.

Foi uma verdadeira revolução ao ser a primeira cadeira de escritório a utilizar um encosto de malha em vez dos clássicos acolchoados. No entanto, tal fama significa que o seu preço atual apenas é adequado para os mais corajosos e verdadeiros amantes do design.

Na CadeiraEscritorio365 temos alguns modelos com estética semelhante a preços muito mais acessíveis, como a cadeira Miller ou a cadeira Wagner.

Cadeira de escritório Keystone

As cadeiras de escritório mais famosas da história

A cadeira de escritório Keystone é uma combinação perfeita de design e tecnologia: as suas caraterísticas ergonómicas incluem zonas flexíveis que asseguram o apoio constante da lombar e das costas, assim como acabamentos em alumínio e um mecanismo sincronizado. Uma cadeira de escritório bem equilibrada com um design marcante, acabamentos de qualidade e, acima de tudo, muito confortável. Também a pode encontrar na CadeiraEscritorio365 com diferentes acabamentos de pele natural ou malha.

Cadeira de Escritório Barcelona

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Embora tenhamos mencionado a cadeira lounge pouco antes, a cadeira Barcelona é também um daqueles ícones de design que transcenderam as barreiras do tempo. Não é preciso ir mais longe: o próprio Daniel Craig, no Casino Royal, senta-se numa delas.

Esta criação pertence ao arquiteto Ludwig Mies Van der Rohe, que em 1929 colaborou com a designer Lilly Reich e levaram a sua obra até à Exposição Internacional de Barcelona.

É uma peça bastante clássica, adaptável a muitos ambientes e, como curiosidade, os arquitetos inspiraram-se precisamente na sella curulis, o tipo de cadeira utilizada precisamente pelos magistrados romanos.

Cadeira de escritório Eames Aluminium

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Deve o seu nome a Charles e Ray Eames, um casal de designers que, em 1958, criou esta peça para a residência privada de um colecionador de arte no Indiana (EUA).

A sua ideia era apresentá-la no concurso de Mobiliário no MOMA em Nova Iorque e tornou-se, atualmente, numa das cadeiras mais procuradas da história.

Para a sua criação, os autores decidiram esticar um painel de tecido ou couro entre duas peças de alumínio, procurando flexibilidade e estabilidade adaptáveis ao corpo do utilizador. Temos um modelo semelhante com base neste design: a poltrona Vermont

Se quiser um exemplo, no filme Wall Street, Michael Douglas torna-se no rei da bolsa de valores enquanto se encontra sentado na mesma.

Cadeira de escritório Egg Chair

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Nesta ocasião, devemos esta criação ao designer Arne Jacobsen, que concebeu esta cadeira para o hotel SAS Royal em Copenhaga, em 1958.

Mistura o pop com a cultura tradicional graças às suas curvas, formando uma espécie de cúpula que a torna particularmente adequada se quiser ter a sensação de estar "no seu próprio ninho". A sua ideia era criar uma camada interna de espuma forte debaixo dos estofos.

Já lhe dissemos que, apesar do seu interessante design, o seu preço ronda os 400 euros.

Cadeira de escritório Lounge

As cadeiras de escritório mais famosas da história

Lembra-se do casal Eames? Não só conservaram o seu modelo Aluminium, como também produziram uma das cadeiras mais famosas do mundo: a lounge chair.

Desta vez não se contentaram com uma cadeira de escritório standard, queriam criar uma versão atualizada da clássica cadeira de clube inglesa. Vários anos mais tarde, o resultado foi um dos designs que melhor simboliza o conforto e a qualidade excecional, entrando para a história do mobiliário moderno. Tornaram-na mais leve, mais elegante e mais contemporânea.

Como curiosidade, na série House, o médico principal senta-se frequentemente neste tipo de cadeira. O preço é de aproximadamente 9000 euros, uma das mais caras do mundo.

Cadeira de escritório Swan

As cadeiras de escritório mais famosas da história

E finalmente, terminamos a lista com mais uma Arne Jacobsen. Como já mencionamos, o convite para desenvolver o design do interior do SAS Royal Hotel em Copenhaga não resultou apenas na criação da cadeira Egg, mas também da cadeira Swan para a Royal Suite 606.

Nela, quis concentrar o minimalismo e o conforto, inspirando-se, ao mesmo tempo, na estética dinamarquesa, simplificando e arredondando as formas. Custa cerca de 500 euros.  

Gostou da nossa lista com os 5 designs de cadeiras de escritório mais famosos da história? Na CadeiraEscritorio365 somos especialistas em cadeiras de escritório, com cadeiras para teletrabalho, ergonómicas e gaming que lhe darão a conhecer verdadeiramente o que é o conforto.

Visite agora o nosso website e veja por si mesmo as ofertas e descontos que temos para si. Não perca esta oportunidade!