Ergonomia e saúde

Conselhos para a gravidez trabalhando 8 horas sentada

Partilhar:

O trabalho sedentário pode ser prejudicial para a saúde de qualquer pessoa se não forem tomadas as devidas precauções. Mas os riscos aumentam quando se trata de uma mulher grávida. Como um trabalho de escritório, que exige estar sentada por longos períodos, pode ser prejudicial para a saúde do bebé? O que uma mulher grávida deve fazer para cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebé? Descubra com a CadeiraEscritorio365 tudo o que precisa de saber sobre gravidez e um trabalho de 8 horas sentada. Siga os nossos conselhos.

Estar sentada por muito tempo afeta o bebé?

É muito importante para as grávidas que trabalham em escritório deslocar-se durante o dia de trabalho. Isto significa que, para além de mudarem frequentemente de postura, devem levantar-se e andar várias vezes ao dia.

Permanecer por muito tempo sentada pode aumentar o risco de gerar coágulos de sangue (tal como estar de pé também aumenta o perigo de que o bebé não receba suficiente fluxo sanguíneo).

Estudos têm mostrado uma ligação entre depressão durante a gravidez e estar sentada por longas horas. Além disso, sobretudo no segundo trimestre, aumentam as chances de ganho de peso excessivo e diabetes gestacional, o que poderá gerar complicações para o parto.

As suas articulações e músculos sofrerão mais nesta fase se permanecer sentada por muito tempo. 

Estar sentada por muito tempo afeta o bebé?

A própria postura na cadeira de trabalho pode ser prejudicial para o seu bebé. Por exemplo, sentar-se encurvada pode estressar os músculos e fazê-los doer, pois naturalmente já estão a sofrer mais durante a gravidez.

Isso não significa necessariamente que tenha de parar de trabalhar, mas sim que deve cuidar melhor de si, inclusive da sua postura no trabalho. Quais são as nossas recomendações?

  • Não fique parada muito tempo. Levante-se de vez em quando, caminhe, alongue-se... Idealmente, de hora em hora, faça uma caminhada de dez minutos. Evite estar sentada na mesma posição por mais de meia hora.
  • Mude a sua postura sempre que possível.
  • Utilize uma cadeira de uso de 8 horas e ergonómica.
  • Não cruze as pernas.
  • Coloque uma almofada na zona lombar para reduzir o stress.
  • Utilize um apoio para os pés.

Ao fazer tudo isto, irá aliviar o desconforto. Trabalhar sentada colocará o seu bebé em risco, mas pode ser muito desconfortável para si se não mudar de posição o suficiente.

Como se sentar no escritório durante a gravidez

As dores nas costas, as dores lombares e as ciáticas são algumas das queixas mais comuns durante a gravidez, e aumentam se tiver um trabalho que exige estar sentada por 8 horas.

Para as mulheres que permanecem sentadas por muitas horas, eis algumas dicas sobre como se sentar no escritório durante a gravidez:

  • Descanse completamente as costas no assento. O melhor é usar uma cadeira ergonómica, mas uma almofada na zona lombar também pode ajudar.
  • Utilize o apoio para os pés para manter as pernas na posição mais confortável e evitar tensão nos músculos. Isto também irá manter as suas costas próximas ao encosto.
  • Descansar os cotovelos no apoio para braços. É importante que as mãos descansem sobre a mesa num ângulo de noventa graus com os cotovelos. Dessa forma, as mãos não irão inchar nem os pulsos ficarão doridos.
  • Tente não cruzar as pernas para evitar inchaços nos tornozelos ou cãibras nas pernas. É melhor descansar os dois pés no chão (ou no apoio para os pés).
  • Evite a pressão do assento nos músculos. Para tal, escolha uma cadeira que deixe um pequeno espaço entre a borda e a parte de trás dos joelhos. E certifique-se de que é a altura ideal para as suas pernas se dobrarem a noventa graus. Mais uma vez, pode usar o apoio para os pés para o ajudar.
  • Coloque a sua pélvis firmemente no encosto. Certifique-se de que a sua curva lombar fique apoiada na cadeira.
  • Posicione o ecrã ao nível dos olhos e o teclado o mais próximo possível da cadeira. Assim não elevará os ombros ao datilografar e evitará o desconforto.
  • Ajuste o seu assento para que tenha sempre a postura mais confortável. Tente não se encurvar na sua secretária.
  • Faça exercício. Aproveite para fazer simples alongamentos de costas (por exemplo, ao girar o tronco para ambos os lados). Faça rotações de pescoço, alongamentos da coluna e ombros, etc.
  • Respire. Também são necessários exercícios de respiração para que possa relaxar e manter a sua coluna vertebral e abdómen numa posição melhor.

A tudo isso somam-se outras dicas, como beber muita água para evitar a retenção de líquidos; sempre que possível, combinar tarefas sentadas e em pé; usar a roupa mais confortável possível, etc.

Estar grávida e sentada durante várias horas por dia pode ser muito desconfortável, mas pode se tornar mais fácil se seguir estas dicas da CadeiraEscritorio365, onde pode escolher a cadeira de escritório mais confortável para si, quer trabalhe num escritório ou num teletrabalho. Assim irá cuidar da sua saúde!