Decoração de escritório

Como decorar o seu espaço de estudo

Partilhar:

A decoração da área de estudo ou de teletrabalho é muito importante para nos ajudar a manter a concentração e ganhar eficiência nas tarefas diárias. Não se trata apenas de uma questão estética, mas também de uma questão operacional. Descubra na CadeiraEscritorio365 a importância de ter uma área de estudo devidamente decorada no seu quarto e tome nota das nossas dicas sobre como decorar uma área de estudo para tirar o máximo proveito.

Porquê é importante ter o seu espaço de estudo decorado?

A área de estudo é um local onde as crianças e os adolescentes passam muitas horas ao longo da semana. Isto significa que precisam de um ambiente onde possam fazer os trabalhos de casa e estudar com conforto, em silêncio e da forma mais agradável possível.

Portanto, é importante criar um local calmo e sem distrações, porque o objetivo é que se possam concentrar nas suas responsabilidades.

O espaço é deles e, por isso, para além de ter tudo o que precisam para estudar, é também muito importante que o design se adapte à sua personalidade e aos seus gostos.

Por todas estas razões, devemos cuidar do mobiliário escolhido para a sua área de estudo, mas também de outros aspetos como a iluminação ou os acessórios de que necessitará para realizar as suas tarefas de forma eficiente.

Ideias para decorar uma área de estudo

Para estudar ou trabalhar, técnicas como o método Pomodoro ajudá-lo-ão a ser mais eficiente, mas não deve ignorar o facto de que a decoração da sua área de estudo também influencia neste aspeto. Aqui ficam algumas ideias e dicas para decorar esta parte importante do quarto.

Cores que ajudam na concentração

Ao decorar a sua área de estudo, deve certificar-se de que é um espaço agradável onde se pode concentrar. O esquema de cores utilizado tem uma grande influência neste aspeto.

Para estudar, é aconselhável escolher cores que favoreçam a concentração, como o verde ou o azul, que trazem tranquilidade.

O branco é também uma cor muito limpa que favorece a serenidade. E se quiser motivar a criatividade, pode optar pelo amarelo, lilás ou rosa, mas em tons pastel, que são menos estridentes e, por isso, mais úteis para o seu objetivo.

A secretária certa para o seu material

A secretária pode ser um dos elementos mais importantes na decoração da sua área de estudo. Deve certificar-se de que é confortável e tem as medidas adequadas, pois precisa de espaço suficiente para todo o seu material, com amplitude para espalhar livros, notas, cadernos e até um computador, se necessário.

É também importante que tenha as medidas corretas para a sua altura e idade, sem esquecer que deve adaptar-se ao espaço disponível no seu quarto.

As opções podem ser muito variadas: desde a mesa mais simples até uma secretária em forma de L, acoplada à cama ou uma secretária dobrável. Terá de escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu espaço.

Cadeira confortável e ergonómica

Outro elemento essencial na decoração do seu espaço de estudo é a cadeira de home office. É essencial que seja confortável e ergonómica, para que se adapte ao seu corpo e lhe permita manter uma postura saudável.

É aconselhável que seja regulável em altura (as crianças crescem), que se ajuste às dimensões da secretária, que tenha características como apoios de braços ou apoios de cabeça, etc.

A utilização de apoios para os pés também é importante para manter uma postura correta em qualquer altura.

Ilumine o seu espaço de estudo

No espaço de estudo de um jovem, é muito importante aproveitar ao máximo a luz natural. Esta é essencial para a saúde visual.

Isto significa que, ao decorar este espaço, a secretária deve estar virada para as janelas para receber o máximo de luz natural possível.

Mas também deve garantir que a iluminação artificial é adequada, tanto com pontos de luz diretos como indiretos. Isto significa que tanto a luz geral do quarto como a luminária da secretária devem proporcionar a iluminação necessária a qualquer hora do dia.

Utilizar sistemas de organização

Finalmente, ao decorar o seu espaço de estudo, deve ter em conta todo o material de que necessita: livros, cadernos, folhas de papel, estojos, etc.

Tudo isto deve estar bem organizado para que o possa ter sempre à mão quando precisar. Para tal, é aconselhável utilizar sistemas de organização como estantes, gavetas e outros móveis de arrumação que lhe permitam aceder ao seu material da forma mais cómoda e eficiente.

Combinar todos estes elementos de uma forma esteticamente agradável e funcional é fundamental para decorar corretamente a sua área de estudo. Tire o máximo partido da disposição do seu espaço pessoal e faça-o refletir a sua personalidade.