Exercícios para fazer no escritório
Índice do artigo
Praticar exercício regularmente é um dos pilares de uma vida saudável. Nesta ocasião, vamos te contar alguns exercícios para fazer no escritório que podem te ajudar a se manter em forma. Vamos lá ver!
Praticar exercício regularmente é um dos pilares fundamentais juntamente com uma boa alimentação para ter uma vida saudável. Se nos sentimos irritados, distraídos, estressados, ou cansados, possivelmente seja devido à falta de exercício. Ou a uma alimentação pobre ou uma combinação de ambas. Além disso, a saúde postural pode ser prejudicada quando passamos muitas horas sentados, provocando uma série de desconfortos que podemos melhorar com exercícios.
Nestes tempos modernos, passamos tanto tempo no escritório que às vezes negligenciamos nossa saúde e forma física. Muitas vezes não temos tempo de ir a uma academia e não há forças depois do expediente. Isso faz com que não realizemos nenhuma atividade física no nosso dia a dia. Se não dispusermos de outro momento, alguns exercícios para fazer no escritório podem ser a solução.
Quais alternativas temos de exercícios para fazer no escritório?
Com um pouco de criatividade, preparação e muita vontade, queimaremos algumas calorias com alguns exercícios para fazer no escritório. Assim, podemos levar uma vida mais saudável e recuperar a energia para enfrentar o resto do dia. Podemos encontrar exercícios para fazer no escritório que não exijam muito espaço nem muito tempo.
Algumas empresas dispõem de áreas de academia ou até mesmo de pistas para correr, embora não seja o caso na maioria dos casos. Se não contarmos com mais espaço do que um pequeno escritório, com um simples tapete podemos realizar uma rotina completa. Isso nos ajudará a tonificar nosso corpo sem chamar a atenção dos colegas de trabalho.
Exercícios isométricos
Os exercícios isométricos são exercícios corporais que envolvem uma tensão muscular. Mas que não geram movimento de contração e extensão dos músculos. Podem ser um bom tipo de exercícios para fazer no escritório sem muito esforço.
Prancha estática
O exemplo mais comum dos movimentos isométricos é o exercício chamado Prancha. Quando estás executando esta posição por um período de tempo, a pressão que se sente nos músculos é chamada de contrações isométricas.
A forma como executamos a prancha vai garantir que obteremos os benefícios do exercício. Mas também nos protegerá de qualquer lesão. Este exercício nos permite exercitar vários grupos musculares em todo o corpo.
Execução: Deitamo-nos de barriga para baixo com as mãos diretamente abaixo dos ombros. Levantamos os joelhos até que todo o peso do corpo recaia nos tornozelos e nas mãos. Abre a distância entre as tuas mãos para criar uma base larga. Também deves estar atento para que os ombros sempre estejam alinhados. Mantém a posição durante 20 ou 30 segundos. E não deixes que o teu estômago se sobressaia durante o exercício.
Se manter a posição de prancha for muito difícil inicialmente, podemos baixar os joelhos até ao chão. Faça-o assim até que tenhas a força necessária para te manteres na posição original. É um dos exercícios para fazer no escritório que mais facilmente podemos realizar.
Agachamentos isométricos
Este exercício vai te servir para fortificar e tonificar os glúteos e os quadríceps. Por isso, é ideal para ter umas pernas tonificadas.
Embora não haja movimento algum, pode ser um exercício bastante exaustivo. Quando puderes manter a posição por mais de um minuto, podes tentar adicionar peso. Por exemplo, umas pequenas halteres ou umas garrafas de água em cada mão.
Execução: Em posição de costas contra a parede, separa as pernas alinhando a posição dos pés com os ombros. O exercício consiste em sentar-se numa cadeira imaginária sem dobrar completamente os joelhos.
Flexiona lentamente os joelhos e coloca os braços aos lados do corpo. Mantém a posição cerca de 20 segundos e realiza 3 repetições. Se não sentiste pressão nas pernas, podes adicionar mais tempo à posição.
Outros exercícios para fazer no escritório
Agachamentos
Inclui este exercício em combinação com os agachamentos isométricos. Assim como no exercício anterior, fortalecerás o tronco inferior, os abdominais, glúteos e quadríceps.
Execução: Com as costas retas, levanta e abaixa flexionando os joelhos. Os tornozelos devem estar alinhados com os joelhos. Se notares que te doem ou têm muita pressão, tenta não levantar os pés do chão enquanto desces. E não flexiones mais de 90 graus os joelhos.
Executa 3 séries de 10 agachamentos na tua hora de descanso. Este é um dos exercícios para fazer no escritório mais recomendados. Já que ao passar muitas horas sentado, nossas pernas sofrem pressão e assim ajudamos a ativar a circulação.
Corrida Estacionária
Se quiseres suar um pouco, a corrida é perfeita porque podes aplicar a intensidade que achares conveniente a cada momento. Se te identificas mais com os exercícios cardiovasculares, esta pode ser a solução perfeita para ti. A corrida estacionária oferece todos os benefícios de correr. E se feita regularmente, ajuda a perder peso, aumenta a circulação e te farás sentir muito mais positivo.
Todos esses benefícios em troca de uma rotina diária de 15 a 20 minutos no escritório. Outro dos exercícios mais simples e ao mesmo tempo eficazes para fazer no escritório. E que nos ajudam a ativar a qualquer hora do dia.
Abdominais
A prancha é uma das posturas mais populares para trabalhar a zona abdominal. Mas existem outros exercícios que podemos fazer para marcar e reforçar a área abdominal enquanto estamos no escritório. Os abdominais ajudarão a fortalecer o tronco inferior. São recomendáveis para alongar os músculos das costas e superar qualquer tipo de desconforto derivado de passar muito tempo sentado no escritório.
Execução: Deita-te de costas em cima do tapete. Colocando as duas mãos na parte de trás da cabeça entrelaçando as mãos. Levanta as pernas simulando uma tesoura, faz 3 séries de 15 repetições. Na mesma posição no tapete, levanta as duas pernas juntas. E mantém a posição com as pernas para cima durante alguns segundos para exercer pressão nos abdominais.
Se tiveres uma parede onde colocar as pernas, podes experimentar outra variação. Com as pernas para cima apoiadas na parede, tenta tocar com a testa nos joelhos, faz 3 séries de 20 repetições.
Exercícios essenciais para fazer no escritório: alongamentos
Uma boa rotina de alongamentos pode proporcionar-nos flexibilidade em todas as partes do corpo e relaxamento muscular. Os alongamentos são um exercício básico para fazer no escritório, se não tiveres tempo para mais nada, faz isto. Vai ajudar na tua concentração e se o fizeres regularmente, vais sentir-te muito melhor.
Apenas com 20 minutos diários podemos notar as mudanças. Começa a rotina com os tornozelos. Move o tornozelo direito realizando uma rotação completa em forma circular e depois procede com o tornozelo esquerdo. Eleva os pés e sustenta uns breves momentos nas pontas, repete o processo várias vezes.
Faz uma flexão tentando tocar os tornozelos com as mãos. Com a cabeça apontando para baixo, mantém-te uns segundos esticando todo o teu corpo. Depois volta à posição vertical e com as mãos levantadas como se pudesses tocar no teto. Repete este exercício várias vezes. Com as mãos na cintura, com os pés em posição firme, faz movimentos circulares com a anca tanto para a esquerda como para a direita.
Estica os braços e desenha círculos pequenos no ar com o movimento das mãos. Repete até que se tornem maiores e sintas pressão nos ombros. Move a cabeça em círculos para a direita e para a esquerda. Podes colocar as mãos nos ombros na parte onde se acumula a tensão e massagear suavemente enquanto fazes o exercício.
A chave para viver uma vida saudável é praticar exercícios regularmente. Inclui-os na tua rotina diária e dá uma virada positiva na tua vida. E se não tiveres tempo, também podes fazê-los no escritório. Outra opção é ter uma cadeira de escritorio sem rodas e cadeiras ergonomicas.