Decoração de escritório

Ilhas de trabalho: o que são e como criá-las

Partilhar:

Os escritórios já não são concebidos para o trabalho de forma individual. De facto, as salas e as secretárias separadas estão a tornar-se cada vez menos comuns. As novas modalidades de trabalho nas empresas atuais têm em consideração a melhor forma de trabalhar em equipa, e uma delas é criar ilhas de trabalho. Descubra como com a CadeiraEscritorio365.

O que são as ilhas de trabalho?

Nos espaços de trabalho colaborativos, onde é necessário estabelecer uma dinâmica laboral mais flexível, já não se faz a distribuição tradicional das mesas de escritório.

Neste caso, a solução ideal é criar ilhas de trabalho, que são mesas que permitem a várias pessoas trabalhar de forma harmónica e amena no mesmo escritório.

Este tipo de mobiliário de escritório encoraja o trabalho em equipa e adapta-se melhor à realidade laboral atual, na qual o trabalho de uma só pessoa já está praticamente banido.

As mesas para ilhas de trabalho oferecem inúmeros benefícios:

  • Cria as condições mais adequadas para modernizar o processo de trabalho na empresa.

  • Faz melhor uso dos recursos e melhora a produtividade.

  • Promove os espaços amplos, o que é positivo para a motivação dos empregados.

Nesse sentido, a escolha do mobiliário de escritório para as ilhas de trabalho pode ter um grande impacto no desempenho do trabalho diário.

Quantas pessoas cabem nas ilhas de trabalho?

Como sabe, os regulamentos laborais estabelecem diretrizes a nível da distribuição de espaços nos escritórios. O que é ideal para a saúde e o bem-estar dos empregados? Como estruturar o mobiliário da melhor forma para tornar o trabalho mais eficiente?

No caso das ilhas de trabalho, o objetivo é que os seus empregados cooperem, trabalhem em conjunto e tenham espaço suficiente para as suas reuniões e trabalhos regulares.

Dependendo da dimensão da sua equipa, poderá necessitar de uma variedade de soluções para as ilhas de trabalho no escritório. As ilhas para 4 pessoas podem ser as mais comuns, mas as ilhas de trabalho para 6 ou mais pessoas tampouco são raras.

Para além do número de pessoas na equipa, a dimensão da ilha dependerá também do espaço que tiver no seu escritório. Um lugar pequeno oferece menos possibilidades do que, por exemplo, um escritório grande ou um open space, onde pode colocar várias ilhas de trabalho para cada equipa.

E também tem diferentes opções, dependendo do tipo de mobiliário que escolher. Trabalhar em grandes mesas retangulares não é o mesmo que trabalhar em mesas redondas, por exemplo, onde o espaço pessoal é muito menor se tivermos em conta que também é preciso adicionar cadeiras de escritório, computadores, etc. Por isso, as grandes mesas retangulares são utilizadas nas ilhas de trabalho, onde os empregados podem trabalhar cara a cara para melhor desempenharem as suas funções.

Conselhos para organizar o escritório com ilhas de trabalho

Ao fazer a distribuição das ilhas de trabalho no seu escritório, tenha em consideração os seguintes aspetos:

  • Crie espaços amplos onde os empregados sintam-se confortáveis. Se o escritório não tiver amplitude, será mais tedioso trabalhar em conjunto porque a equipa sentirá que não tem espaço ou privacidade suficientes para ler um e-mail.

  • Faça uso das paredes, seja para colocar placas ou para pintar sobre elas (as paredes de vidro são uma grande solução). Quando uma equipa trabalha em ilhas, é preciso ter à mão recursos acessíveis e fáceis de encontrar no dia a dia.

  • Utilize todo o tipo de armazenamento: gavetas, prateleiras, armários de arquivo... Mas fora do espaço comum, para que os membros da equipa não percam espaço de trabalho. É importante que possam realizar o seu trabalho confortavelmente, e muitos elementos à vista podem dificultar este objetivo.

  • Aposte em espaços abertos sempre que possível. Os escritórios em open space, sem divisórias ou telas, dão uma maior sensação de espaço e encorajam o trabalho colaborativo, que é, em última análise, o que se pretende com as ilhas de trabalho.

  • Não se esqueça da iluminação da ilha. É um espaço onde a equipa tem de ver os rostos uns dos outros. Um lugar mal iluminado não ajudará os seus trabalhadores a realizar o seu trabalho num espírito de partilha.

  • Pense nas áreas de descanso. Se a ilha de trabalho ocupar demasiado espaço, a equipa sentirá que só tem espaço para trabalhar, mas não tem espaço para fazer uma pausa quando precisar. Isso não contribui em nada para o trabalho flexível idealizado com este tipo de organização no escritório.

Já viu todos os benefícios de se ter uma ilha de trabalho no escritório. Por isso, para tirar o máximo proveito, estas dicas irão ajudá-lo.