Ergonomia e saúde

Lesões de computador: o que é o cotovelo de tenista?

Partilhar:

Se sofre de dores no cotovelo e trabalha num computador, descubra as possíveis causas no nosso blogue da CadeiraEscritorio365.

Todos, em algum momento, podemos sofrer de uma lesão que dificulte consideravelmente o nosso trabalho. Hoje, graças à tecnologia e ao surgimento de novas profissões, muitas pessoas têm a sorte de poder trabalhar confortavelmente sentadas em frente a um computador.

Embora não possamos comparar o trabalhar sentado com uma profissão mais energética, como empregados de mesa, canalizadores, pedreiros, eletricistas, mineiros, etc., não podemos cair no erro de pensar que estar sentados não leva a lesões.

Na verdade, até pelo contrário, trabalhar sentado e em frente a um computador é uma das principais fontes de problemas para as costas, pulsos, pescoço, cotovelos, ombros, etc. Isto é causado não só pelo manuseamento de ferramentas como um rato, uma caneta ou um teclado de computador, mas também por estar sentado na mesma posição durante muitas horas.

Num estudo de 2020 foi mencionado que cerca de 3% da população entre os 40 e 60 anos de idade sofre de epicondilite, cotovelo de tenista ou cotovelo de programador. É claro que todos eles trabalhavam em ambientes administrativos ou de escritório.

Se também sofrer desta incómoda dor no cotovelo, vamos agora falar-lhe sobre o que é o cotovelo de tenista ou de programador, o que o provoca e algumas recomendações para o aliviar.

O que é epicondilite, cotovelo de tenista ou cotovelo de programador?

Epicondilite, cotovelo de tenista ou cotovelo de programador é uma condição resultante de movimentos repetitivos e constantes.

Como é lógico, as pessoas que especialmente dedicadas ao mundo administrativo ou que trabalham diariamente com um computador são propensas a desenvolver esta lesão, daí que outro nome pelo qual esta lesão é conhecida seja cotovelo do programador.

Lesões de computador: o que é o cotovelo de tenista

Quais são as causas do cotovelo de tenista ou epicondilite?

A principal causa é a sobrecarga por uso excessivo e repetitivo.

Ou seja, o facto de contrair repetidamente os músculos do antebraço para estender ou levantar a mão e o pulso é o que acaba por causar a lesão. A lesão é causada por pequenas distensões nos tendões que ligam os músculos do antebraço ao osso, levando a uma inflamação bastante dolorosa.

A expressão "cotovelo de tenista" tornou-se famosa porque esta condição surge especialmente quando se joga ténis sem conhecer bem a técnica, mas também é conhecida como Síndrome do Rato porque a segunda causa mais frequente desta doença é a utilização de um rato de computador. Outros movimentos que causam epicondilite são:

  • pintar
  • utilizar uma chave de fendas
  • tarefas de cozinha
  • desportos que envolvem movimentos bruscos do antebraço (dardos, matraquilhos, basquetebol...)

Alguns sintomas da epicondilite ou cotovelo de tenista

Quando sofre de epicondilite ou cotovelo de tenista, estes são alguns dos sintomas que pode ter:

  • sente dor na parte exterior do cotovelo (este é o sintoma mais normal e comum);
  • se tentar levantar peso com a mão para baixo, sente muitas dores;
  • quanto mais repete um movimento, mais dói;
  • perdeu o movimento na articulação;
  • quando se levanta, sente uma grande rigidez;
  • a zona fica dormente.

Além disso, existem fatores de risco que podem torná-lo mais propenso a sofrer de epicondilite ou cotovelo de tenista. Como mencionado acima, um deles é a idade, uma vez que as pessoas entre os 40 e os 60 anos são mais propensas a sofrer desta lesão.

Outro fator de risco é o desporto que pratica, como mencionado, a prática de certos desportos que envolvem movimentos bruscos, assim como a profissão (pintores, pedreiros, administrativos, etc.).

Lesões de computador: o que é o cotovelo de tenista

Como prevenir a epicondilite ou o cotovelo de tenista?

Para evitar mais sofrimento devido a dores no cotovelo causadas pela epicondilite, a primeira coisa a fazer, logo que suspeite, é consultar um profissional de saúde. Depois disso, alguns aspetos do nosso ambiente de trabalho podem tornar a vida muito mais fácil quando se lida com esta lesão.

  • em primeiro lugar, adotar uma boa postura: pés alinhados com o chão, olhar em frente para o ecrã, postura reta e relaxada, etc.
  • fazer pausas de cinco a dez minutos por cada hora de trabalho para fazer alongamentos: isto eliminará a rigidez das suas costas e articulações.
  • tenha um espaço ergonómico: a ergonomia no seu ambiente de trabalho é essencial, pois este é o local onde passará a maior parte do seu dia. Invista numa boa cadeira ergonómica que lhe permita manter as costas alinhadas e os cotovelos corretamente posicionados sobre a secretária e o teclado.
  • Evite escrever com os pulsos torcidos e mantenha os pés bem assentes no chão ou num apoio para os pés que o permita manter os tornozelos num ângulo confortável.

Na CadeiraEscritorio365 somos especialistas em ergonomia no espaço de trabalho, por isso temos uma seleção única de cadeiras de escritório, cadeiras de gaming e material de escritório para prevenir qualquer lesão.

Visite-nos agora no nosso website CadeiraEscritorio365 ou, se preferir, contacte-nos e iremos aconselhá-lo sobre qualquer um dos nossos produtos. Estamos à sua espera!