Ergonomia e saúde

Qual a melhor luz para trabalhar, a branca ou a amarela?

Partilhar:

Descubra aqui as vantagens e desvantagens de trabalhar com luz branca ou luz amarela no seu ambiente de trabalho e veja o que lhe mais lhe convém para ser mais produtivo.

Quando se trata de melhorar a nossa produtividade, há muitos fatores a ter em consideração que podem afetar positiva ou negativamente a nossa capacidade de atenção.

Na realidade, como facto curioso, hoje em dia os seres humanos têm uma menor capacidade de concentração e foco do que os nossos antepassados, principalmente devido à nossa maior exposição a elementos que nos distraem.

Fatores como um bombardeamento constante da publicidade, a incursão da tecnologia na nossa vida quotidiana e o recebermos milhares de estímulos, como notificações ou chamadas, significam que a nossa atenção é constantemente desviada.

Assim, é importante que, estando conscientes deste problema, o tentemos resolver através de métodos, técnicas ou elementos simples que nos possam facilitar a concentração na nossa tarefa.

Um dos elementos que afeta precisamente a nossa concentração e que nunca se pensaria em primeiro lugar é, nada mais nada menos, do que a iluminação do nosso ambiente.

Como é que a iluminação interfere com o nosso trabalho? De muitas maneiras:

  • no estado de espírito;
  • no conforto visual;
  • na nossa produtividade;
  • na nossa saúde física e mental.

É por isso que uma sala iluminada com luz branca ou amarela tem mais influência no desempenho do seu trabalho do que possa pensar. É por isso que lhe vamos dizer aqui quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com luz branca ou amarela e como pode tirar o melhor partido delas.

O que é a "luz branca"?

Para definir luz branca ou luz amarela, temos primeiro de falar sobre a famosa temperatura da cor.

luz para trabalhar, a branca ou a amarela

O que é a temperatura da cor?

É simplesmente medir a predominância de uma das cores do espectro da luz sobre as outras. Ou seja, a cor branca (ou a ausência de cor) tende para o vermelho ou para o azul no referido espectro de luz.

Como exemplo, podemos dar dois momentos do dia: o anoitecer e o amanhecer.

Ao anoitecer, as cores amarelas do sol desvanecem-se para o azul da noite, enquanto que ao amanhecer acontece o contrário: as cores tornam-se alaranjadas, assinalando o nascer do sol de um novo dia.

Em cada um destes momentos podemos dizer que a cor predominante é o azul (ao anoitecer) e o amarelo-avermelhado ao amanhecer. Isto, em termos cromáticos, significa que um vai tender para cores mais frias (azuis) e o outro para cores mais quentes (vermelhos, amarelos ou laranjas).

Embora possa parecer subjetiva, esta é na realidade uma escala de medida que se escreve em graus Kelvin (com o símbolo K). Se a temperatura da cor for superior a 5000 K, é uma cor fria, tendendo para o azul, enquanto que se estiver entre 2200 - 3500 K, é uma cor quente, tendendo para o amarelo. É por isso que as luzes frias têm cores azuis e brancas, enquanto as luzes quentes mostram mais tons amarelados e alaranjados.

Então o que é a luz branca? É a que tiver uma temperatura a partir dos 3500 K. Assim, podemos distinguir dois tipos:

  • luz branca neutra: a que está entre os 3500 K e 4500 K. É uma luz branca pura, mais polivalente; utiliza-se muito em centros comerciais e em casas (principalmente cozinhas, casas de banho ou estúdios).
  • luz branca fria: a que está entre os 4500 K e 6000 K. Este tipo de luz tem um tom mais azulado, de modo que quando se olha para ela, parece muito mais agressiva devido à potência que gera.

Vantagens e desvantagens da luz branca para trabalhar

Para avaliar se a luz branca é ou não mais adequada para as nossas tarefas quotidianas, devemos realçar os seguintes pontos:

  • a luz branca neutra é mais padronizada e menos agressiva, o que significa que esforçamos menos os olhos. Se a sua sala de trabalho for mais versátil e servir não só para trabalhar mas também para reuniões ou seminários, esta opção é a mais adequada por ser mais adaptável. No entanto, a sua capacidade de concentração será mais reduzida.
  • a luz branca fria é mais específica e mais potente. É perfeita para uma área de estudo ou de trabalho exclusiva porque facilita a concentração ao ter um espectro visível mais amplo, de modo a não cansar os olhos. Em contrapartida, deve certificar-se de que esta luz não cai diretamente sobre si, mas que é posicionada transversalmente de modo a que os seus olhos não sofram.

O que é a luz amarela?

luz para trabalhar, a branca ou a amarela

No seguimento do que já dissemos, a luz amarela é aquela cujo espectro visível fica abaixo dos 3500k. Neste sentido podemos também distinguir dois tipos de luz amarela:

  • luz quente: a que está entre os 2200 K e os 2700 K É a luz amarela pura, com um efeito de calor muito intenso.
  • luz branca quente: fica entre os 2700 K e os 3500 K, menos intensa em calor que a anterior, mas com um tom amarelo muito evidente.

Vantagens e desvantagens da luz amarela para trabalhar

Na realidade, tanto a luz quente como a luz branca quente servem mais para criar uma atmosfera de relaxamento, conforto e paz. Não é a mais adequada para espaços de trabalho onde é preciso estar mais alerta para levar a cabo as suas tarefas; é melhor para áreas de espera, cantos de leitura, quartos e, em suma, qualquer lugar onde o foco seja o lazer e a tranquilidade e não tanto o trabalho. 

Porque é que é assim? Porque a luz azul tem influência os nossos ritmos circadianos e na geração da hormona do stresse, o cortisol.

De facto, esta é uma das principais razões pela qual se recomenda diminuir a temperatura das cores nos ecrãs à medida que a noite se aproxima, para que não afete o nosso ritmo de sono enquanto consultamos o telemóvel. Assim, quanto mais luz azul, mais esperto e concentrado fica para os seus afazeres.

Lembre-se de que na CadeiraEscritorio365 temos também uma vasta seleção de cadeiras de escritório, ergonómicas e gaming concebidas exclusivamente para aumentar ainda mais a sua produtividade.

Visite-nos no site de CadeiraEscritorio365 e aproveite as nossas promoções. Estamos à sua espera!