Ergonomia e saúde

O que é que é melhor para os seus joelhos: cadeira ergonómica, banco ou fitball?

Partilhar:

Veja aqui uma comparação para ver que tipo de cadeira é melhor para si se sofrer de dores nas articulações dos joelhos.

À medida que vamos envelhecendo, praticamos algum desporto ou caso tenhamos de nos submeter a uma intervenção cirúrgica, podemos sentir dores nos joelhos.

Este tipo de lesão é bastante comum, bem como outras lesões associadas, tais como dores nas costas, ciática ou mesmo dores no pescoço, que podem transformar o seu dia de trabalho num pesadelo.

Para evitar que isto aconteça, o ideal é investir em mobiliário de escritório de qualidade, começando com uma boa cadeira onde possa descansar as costas quando o seu corpo o pedir.

No entanto, o mercado está cheio de opções. Também já deve ter ouvido falar das fitballs ou dos famosos bancos sem encosto para os joelhos como uma boa forma de trabalhar sem pressionar as articulações.

Se quiser conhecer as vantagens e desvantagens em comparação com uma cadeira ergonómica, mostramos-lhe uma comparação entre cadeira ergonómica, banco e fitball para que possa escolher a opção que melhor lhe convier.

O que é um banco para os joelhos?

Por "banco" não nos referimos desta vez aos bancos altos clássicos sem costas que se podem encontrar em qualquer estabelecimento de restauração. Neste caso, estamos a falar de "bancos de joelho", que são concebidos exclusivamente para levantar as costas enquanto descansam as articulações:

Cadeira ergonómica banco fitball joelhos

Já falámos anteriormente sobre a eficácia, ou não, deste tipo de banco ergonómico. Na sua essência, os pontos-chave são os seguintes:

Vantagens dos bancos ergonómicos para os joelhos

- melhoram substancialmente as dores nas costas, especialmente as dores no pescoço. Com apenas dois apoios (traseiro e pernas), o ângulo de inclinação obriga-o a manter as costas direitas para não cair para a frente.

- muito adequado para pessoas com ciática, porque a posição da cadeira não comprime o nervo ciático e permite manter uma postura neutra.

- são muito bons para correção postural, especialmente se tiver tendência para se deitar no teclado.

Desvantagens dos bancos ergonómicos para os joelhos

- maior carga lombar, pelo que não é recomendada a sua utilização por pessoas que sofrem de lombalgias.

- se tiver excesso de peso, é o tipo de cadeira menos adequado, porque quase nenhum modelo está adaptado a esta condição.

- apenas consegue ajustar a altura ou a inclinação, pelo que não é um método 100% adaptável a si.

- o seu preço não é económico

O que é uma fitball?

Cadeira ergonómica banco fitball joelhos

Curiosamente, tornou-se moda, desde o período de confinamento, usar uma fitball como substituto de uma cadeira.

Uma fitball é essencialmente uma bola grande que é frequentemente utilizada em aulas de tonificação muscular, especialmente pilates e treino de força para mulheres grávidas.

 Na sequência da crise de saúde da COVID-19, tornou-se moda utilizar este assento para o teletrabalho, para combater estilos de vida sedentários. A seguir falamos-lhe das vantagens e desvantagens a este respeito:

Vantagens da utilização de uma fitball como assento

- é muito dinâmica, permitindo-lhe estar constantemente em movimento.

- ajuda a musculatura, uma vez que é necessário usar a força abdominal e a força das pernas para se manter estável.

- o seu preço é muito acessível.

Desvantagens da utilização de um fitball como assento

- é extremamente instável, se não se mantiver um equilíbrio adequado pode cair.

- mais uma vez, a carga lombar é elevada, uma vez que não há encosto para apoiar as costas em caso de fadiga.

- favorece as distrações no trabalho: o movimento constante, embora possa parecer divertido, faz com que se perca o foco da atividade de trabalho que se está a fazer. A sua produtividade será muito diminuída.

Porquê escolher uma cadeira ergonómica para apoiar os seus joelhos

Cadeira ergonómica banco fitball joelhos

Como vimos, embora a fitball e o banco ergonómico sejam opções interessantes quando se trata de estabelecer um certo dinamismo na sua rotina, a verdade é que não são as mais adequadas se tiver de permanecer sentado durante várias horas. Não são assentos que lhe proporcionam as características que uma cadeira ergonómica lhe proporciona:

- ajuste postural;

- suporte lombar;

- suporte cervical;

- inclinação ajustável com rotação.

E podíamos continuar. É por isso que a CadeiraEscritorio365 recomenda vivamente que utilize uma cadeira ergonómica para garantir a sua saúde se tiver de passar muito tempo no computador.

No nosso website CadeiraEscritorio365 pode encontrar as melhores cadeiras ergonómicas na ponta dos dedos, com todas as características necessárias para que não comprometa a sua saúde. Peça a sua!