Dicas sobre cadeiras

Vale a pena uma cadeira ergonômica de joelho?

Partilhar:

Com certeza você já viu ou ouviu falar da cadeira ergonômica de joelho, mas quais são suas vantagens e desvantagens? Hoje, fornecemos todas as informações de que você precisa para que sua compra seja a mais informada possível.

Já viu alguma vez uma cadeira ergonômica de joelho? A cadeira ergonômica de joelho é uma peça chamativa. Sua aparência pode parecer um pouco estranha devido à falta de encosto. Além disso, o design desse tipo de cadeira nos permite adotar uma posição à qual a maioria das pessoas não está acostumada.

As cadeiras tradicionais fornecem às costas um apoio completo. Isso significa que os músculos centrais das costas não estão fazendo muito trabalho. Essa é uma das principais razões para a má postura nas cadeiras normais, pois, depois de um tempo, as costas começam a se curvar sobre o teclado.

A falta de apoio nas costas nas cadeiras de joelho força os músculos centrais a trabalharem e os mantém ocupados. Isso proporciona uma melhor postura e permite uma melhor circulação sanguínea.

Como é uma cadeira ergonômica de joelho?

A cadeira ergonômica de joelho, também conhecida como cadeira ergonômica postural, possui dois apoios, o traseiro e as joelhos. Pode-se pensar que todo o peso da postura recairia sobre as joelhos e as panturrilhas, tornando uma jornada de 8 horas insuportável. Isso pode acontecer se não considerarmos as seguintes características ao comprar uma cadeira.

O ângulo do assento/joelho

O ângulo do assento em relação ao joelho deve estar entre 120° e 130°, ao contrário dos típicos 90° planos de uma cadeira normal. Esse ângulo é possivelmente o aspecto mais importante da cadeira de joelho. A razão pela qual a cadeira de joelho foi criada foi para oferecer uma opção diferente para sentar, para possibilitar abrir os quadris e ajustar a postura da coluna lombar para cima, em vez de dos ombros para baixo.

Alguns fabricantes de cadeiras de joelho tentam enganar os usuários colocando almofadas nos joelhos na parte frontal de um banquinho e dizendo que isso é bom para a postura. Mas, se o assento não estiver inclinado, isso anulará completamente o propósito da cadeira postural e é provável que você sinta falta do encosto de uma cadeira tradicional. Essas dicas sobre ergonomia podem ser úteis ao escolher sua cadeira.

Tamanho da cadeira ergonômica de joelho

O tamanho da sua cadeira deve ser proporcional ao tamanho do seu corpo, algo que parece lógico, mas raramente é colocado em prática.

É importante testar a cadeira antes de comprá-la e certificar-se de que ela está totalmente ajustada ao seu tamanho.

A maioria dos fabricantes utiliza tamanhos padrão para fabricar cadeiras. Portanto, pessoas que não se encaixam nessa média não podem usá-las. Se você pesa mais de 110 kg, é difícil se encaixar nos tamanhos padrão. O mesmo acontece com pessoas muito pequenas.

Cadeira ergonômica postural - Ajustável

A ajustabilidade é a característica que permitirá obter uma postura confortável ao longo do dia. É importante tirar um tempo para brincar e testar diferentes ângulos. Cada um de nossos corpos tem necessidades e requisitos diferentes.

Os fabricantes costumam economizar nos mecanismos de fabricação. Portanto, tenha em mente que, se você vir uma oferta que não esteja de acordo com o mercado, os mecanismos de ajuste podem não ser tão bons e podem se danificar rapidamente.

Os benefícios das cadeiras ergonômicas de joelho

Alívio da dor nas costas

A dor é uma grande distração no trabalho. É difícil se concentrar quando se sente desconforto. Com uma cadeira de joelho, você manterá a coluna ereta e o sangue circulará melhor, levando nutrientes e oxigênio para o cérebro e o corpo. Isso lhe dará mais energia enquanto os músculos centrais estão ocupados.

Melhore sua postura

Com as cadeiras de joelho, a pelve se inclina para a frente e a coluna vertebral adota a posição correta, então não é de surpreender que essas cadeiras também sejam conhecidas como cadeiras ergonômicas posturais. Essa mudança na posição não apenas ajuda a corrigir o alinhamento e a postura da coluna, mas também traz outros benefícios, como melhora da respiração e digestão.

A digestão também melhora porque os órgãos internos do abdômen têm que lidar com menos compressão, graças à pelve estar nessa posição aberta.

Com o uso contínuo da cadeira de joelho, os músculos centrais e das costas se fortalecem gradualmente, pois você está envolvendo as costas e os músculos abdominais na ausência de um encosto que os apoie.

Desenvolvimento dos músculos centrais

As cadeiras tradicionais proporcionam um suporte completo às costas. Isso significa que os músculos centrais realmente não estão fazendo muito trabalho. Essa é uma das principais causas da má postura. Com o tempo, as costas começam a se curvar sobre o teclado.

A falta de suporte nas costas de uma cadeira de joelho força os músculos centrais a trabalharem e os mantém ocupados durante todo o dia. Depois de um uso consistente, você notará uma grande melhora em sua força interna e um melhor tônus muscular.

Conforto da cadeira ergonômica de joelho

Um dos equívocos que as pessoas têm sobre as cadeiras ajoelhadas é que causam desconforto nos joelhos. Apesar do nome, as cadeiras de joelho distribuem o peso entre a coluna vertebral, as coxas e as espinhas.

No início, você pode precisar se acostumar com essa nova posição, que pode parecer um pouco estranha, mas com o tempo ela se torna muito confortável e se tornará sua preferida para longas jornadas de trabalho.

Aumento da concentração

A má postura eventualmente leva a fadiga, desconforto e perda de produtividade. Manter a coluna vertebral corretamente alinhada aumenta significativamente o conforto e a concentração.

As pessoas geralmente lidam com todos os tipos de dores relacionadas à má postura. O alívio da dor permite que você esteja presente nos desafios diários. Quando estamos desconfortáveis, nossa atenção se concentra em encontrar a maneira certa de se acomodar na cadeira.

Devido a todos esses benefícios, o uso da cadeira de joelho é extremamente favorável. Adicionar este móvel ao escritório pode ser positivo. No processo, você pode usar tanto a cadeira ergonômica tradicional quanto a cadeira de joelho enquanto se adapta. Assim, você pode melhorar sua saúde enquanto se acostuma com a nova postura. No entanto, recomendamos testá-la antes de comprá-la, pois nem todo mundo se adapta a essa posição. E se você precisar de uma cadeira XXL, é melhor optar por uma cadeira de escritório ajustável, que será muito mais confortável e eficaz.