Ergonomia e saúde

Como se sentar corretamente

Partilhar:

Em primeiro lugar, temos de compreender que as pessoas são diferentes e têm uma maneira diferente de se sentar.

Descobrimos que algumas pessoas têm tendência para se sentarem com as costas curvas, outras têm as costas planas…

Aspectos tais como peso, corpulência ou altura afetam a nossa posição sentada. Por este motivo, é muito importante que as cadeiras sejam ajustáveis para poderem adaptar-se à posição própria de cada indivíduo.

Como não somos todos iguais, as cadeiras que podem ser confortáveis para uns podem não o ser para outros e vice-versa. Esta é uma das razões pelas quais nós na CadeiraEscritorio365 recomendamos sempre a compra de cadeiras que sejam ajustáveis e o mais ergonómicas possível para se adaptarem às necessidades específicas de cada utilizador.

A vida profissional mudou muito nas últimas décadas, pelo que os hábitos também evoluíram. As pessoas que trabalham em escritórios passam uma grande parte da sua vida profissional sentadas. Cuidar do nosso corpo não se trata apenas de viver uma vida saudável. Existem outros fatores que afetam a nossa saúde, tais como ter uma boa cadeira e usá-la corretamente.


"Um bom assento de escritório deve adequar-se à forma do utilizador, e não o contrário."

Dicas para adotar uma boa postura sentada

  1. Ocupar toda a superfície do assento, esta é a única forma de descansar corretamente no encosto.

  2. Ajustar a altura do encosto de modo a que o reforço lombar da cadeira se adapte corretamente ao "S" que forma a nossa coluna vertebral.

  3. Ajustar corretamente a altura do assento para que os braços fiquem paralelos à mesa e formem um ângulo reto com o cotovelo. Os pés devem estar em pleno contacto com o solo e os joelhos devem formar um ângulo de 90º.

  4. Mantenha as costas firmemente encostadas ao encosto. É aconselhável deixar um espaço de cerca de 3 dedos entre a borda da cadeira e a parte de posterior das coxas.


Conselhos sobre ergonomia. Como evitar lesões

Face à situação de ter de se manter sentado durante muitas horas ao computador, é necessário mover-se de vez em quando e esticar os músculos para evitar lesões. Os especialistas recomendam fazê-lo em períodos de cada 3 horas, no máximo. O ideal é levantar-se e caminhar, bem como fazer alongamentos da cabeça, pescoço, pernas e costas. A realização destes exercícios irá melhorar a circulação sanguínea e diminuir o stress e a ansiedade.

Sente-se de uma forma dinâmica. Ou seja, utilizar uma cadeira ou poltrona que ofereça a possibilidade de mudar constantemente de postura (erguida, inclinada e reclinada). Evitaremos a pressão lateral negativa dos discos intervertebrais e o cansaço que esta pressão provoca.

Outro ponto importante é colocar o ecrã do computador em frente do utilizador para evitar ter de torcer o pescoço quando estamos a trabalhar. Os especialistas recomendam que a linha horizontal do nosso campo de visão coincida com a parte superior do ecrã, desta forma evitaremos dores articulares.

Claro que aqui também é aconselhável ter cadeiras que nos permitam um bom apoio cervical, para isso recomendamos sempre ou cadeiras com costas altas ou se possível cadeiras equipadas com encostos de cabeça.

Por outro lado, devemos também prestar atenção à posição das nossas pernas. Os pés devem ser sempre planos no chão, com um ângulo de 90 graus para facilitar a circulação do sangue. Para tal, é importante que a cadeira ergonomica com apoia pes esteja bem nivelada e que tenhamos um espaço debaixo da secretária para que possamos estendê-los sem qualquer problema. Além disso, se possível, é sempre aconselhável ter um apoio para os pés.

Se trabalharmos com um rato, a posição do rato deve permitir o apoio do antebraço sobre a mesa, e parte dos dedos sobre o próprio rato, sem a necessidade de esticar excessivamente o braço, para dar às mãos a força para pressionar as teclas e mover o rato.


Ñao confundir saúde com ergonomia

Sim, este é também um erro que algumas pessoas cometem. Se tiver dores fortes nas costas, o melhor que pode fazer é ir a um bom especialista porque nem mesmo a melhor cadeira do mundo será capaz de o aliviar.

No entanto, se passar muitas horas sentado e o que procura é evitar doenças futuras, então existem certos modelos de cadeiras ergonómicas que nos podem ajudar muito, mas tenha em mente que infelizmente nenhuma cadeira faz milagres, é muito importante cuidar da sua saúde postural como indicámos no ponto anterior.


Outros aspectos externos

Existem outros elementos que influenciam a forma como trabalhamos para além da cadeira secretaria ou posto de trabalho. Falamos de outros aspetos externos, tais como a iluminação.

É aconselhável trabalhar com luz natural sempre que possível e evitar fontes de luz brilhante que produzem brilho direto. É também aconselhável ter mobilidade em frente da mesa de trabalho, o ruído ambiental ou mesmo a qualidade do ar e a temperatura ambiente são outros aspetos que devemos também ter em conta para trabalhar de uma forma mais confortável e eficiente.